Boletim Municipal nº34/2018

Feira do livro de Celorico de Basto com grande mostra literária

25-05-2018

Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto visita a feira do livro em dia de apresentação do livro “Dói-me a alma um pouco” de Paulo Moreira

Joaquim Mota e Silva esteve ontem, 24 de maio, na VII Feira do Livro e mostrou-se agradado com a mostra literária existente. “Esta feira tem muitos e bons livros e decorre num espaço que é uma casa das artes, um centro de saber, o nosso centro cultural inaugurado em 2015, uma casa de visitas com todas as condições para receber este e outros eventos. E este evento em particular mostra que cultivamos o saber, a leitura, a escrita, sobretudo junto dos mais jovens e por conseguinte contribuímos positivamente para que os jovens tenham referências culturais que possam contribuir para um futuro de sucesso, porque quem lê, sabe mais” disse.

Depois da visita pela feira o presidente da autarquia esteve na apresentação do livro de Paulo Moreira, autor de uma coletânea de livros de poemas, que apresentou o livro “Dói-me a vida um pouco”.

“Este livro mostra-nos sobretudo sentimento, muito do que é a alma, a nossa dimensão humana. Escrito por um homem do mundo que passou de algo puramente métrico para algo que transcende a própria alma. Certamente um livro cativante e de grande valor” realçou o autarca.

Também Paulo Teixeira autor do prefácio do livro e amigo do autor falou sobre o poeta e o livro com 67 poemas. “Falo de uma pessoa culta e curiosa que descobre a escrita tarde mas que mostra grande potencial. Este é um livro circular que apresenta 4 grandes temas, o onírico, o autobiográfico, a meta poesia e o sentimento metafisico, das crenças. Neste livro o desalento e a felicidade convivem. É um refúgio e ao mesmo tempo um estado máximo de elevação”. Durante a apresentação Paulo Teixeira recordou muitos poetas consagrados como Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner e Fernando Pessoa e destacou Paulo Moreira como um escritor próximo do brilhantismo destes poetas.

O autor e poeta convidado, Paulo Moreira mostrou-se agradado com a plateia presente e agradeceu particularmente a presença do Presidente da Câmara na apresentação do seu livro. Um autor que se iniciou pele escrita tardiamente, e por isso autointitula-se como “serôdio”, é formado em economia, trabalhou 35 anos em Londres, estudou Filosofia e agora está a estudar teologia. Durante a apresentação recordou as bonitas lembranças que tem desta terra vivenciadas durante a juventude. 40 anos depois voltou a Celorico de Basto para encontrar a sua atual esposa.

Relativamente à obra poética diz que “todos os livros foram prefaciados por pessoas diferentes e considera o último prefácio melhor “porque tem mais verdade”. A obra é “uma intriga perfeita comigo, uma insurreição interior… uma existência prenha de sentimentos”. A escrita poética transcreve a sensibilidade ética e estética, é um ato de pureza interior, de introspeção única que transcende a própria alma” disse o autor.

Recordar que no dia 23, a feira do livro recebeu o autor Paulo Santos que apresentou “A Cuscas vai à escola”, um trabalho didático que mistura apicultura com história. Com obras direcionadas ao 1º ciclo de ensino básico e que mostram a importância das abelhas no ecossistema. Uma sessão baseada na interação entre autor e alunos assente nos livros “A Cuscas no Castelo de Guimarães” e “A Cuscas na Torre de Belém”. O autor trouxe também mel, uma colmeia com abelhas, um favo, fruta e plantas. Uma sessão divertida e pedagógica.

Hoje, 25 de maio, pelas 15h00, será apresentado, o livro “O Eleito da Luz” de Marinho Rocha.

A feira do livro termina amanhã com o início do festival d teatro amador “Àmostra que apresenta a peça “o Chá de São Cornélio” do Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense – Vila Real.