Revista Municipal nº 33

Festa Internacional das Camélias apresentada em Celorico de Basto

02-03-2018

Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, apresentou hoje, 02 de março, um mês de programação dedicado às Camélias com destque para o Fim de semana de 16,17 e 18 de março.

Batalha das flores é uma das inovações desta edição da Festa Internacional das Camélias.

Decoração suspensa irá colorir as ruas de Celorico de Basto

Com um mês repleto de atividade, Celorico de Basto abriu oficialmente o mês das camélias e espera receber, durante este periodo, milhares de pessoas, apaixonados pela flor camélia.

“Temos uma programação muito rica e variada que pretende chegar a todos os públicos. Destacamos o fim de semana de 16, 17 e 18 de março com o tradicional concurso/exposição de camélias, com a participação de centenas de espanhóis que contribuem para o cariz internacional deste certame” disse Joaquim Mota e Silva. “A batalha das flores entra no cariz da inovação deste certame que procura sempre, a cada edição, surpreender quem nos visita. O desfile temático é também uma iniciativa de louvar que conta com um trabalho  incrivel do Agrupamento de Escolas, não apenas neste desfile mas na decoração  de toda a vila em sintonia com as associações locais”. O edil acrescentou que “esta festa acontece de uma junção de sinergias, com o evidente apoio logistico e organizativo da Câmara Municipal, mas sempre com o envolvimento de toda a comunidade o que torna este evento tão atrativo juntando milhares de pessoas na sede do concelho”. A XV Festa Internacional das Camélias, desde 2017, faz tributo a uma figura que de algum modo se demarca e que tem alguma relação com o concelho de Celorico de Basto. “Este ano homenageamos o arquiteto paisagista Ilídio Araújo, um celoricense de referência na arquitetura paisagista com vários trabalhados reconhecidos. Nesse sentido, vamos atribuir o nome Ilídio Araujo aos jardins da Quinta do Prado como forma de homenagem”. O autarca fez ainda referência ao desfile de moda para eleição da rainha e das princesas das camélias,  à loja de merchandising, sem esquecer os produtos locais derivados de camélia que têm vindo a aumentar,  às caminhadas pelos jardins de camélias, ao IV raid das camélias, aos concertos musicais entre outras iniciativas que integram a programação da XV Festa Internacional das Camélias.

Uma festa que tem uma vertente económica muito forte. “Durante o fim de semana principal temos o alojamento local esgotado,  e temos a certeza que a restauração  será escassa face à procura  tendo em conta o número de visitantes que são esperados. Uma festa que cresce de ano para ano, o que só é possivel face ao envolvimento de toda a comunidade.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados