Fim-de-semana gastronómico levou o cabrito assado à mesa em Celorico de Basto

21-03-2018

Durante o fim-de-semana, de 16 a 18 de março, Celorico de Basto foi o roteiro gastronómico de centenas de visitantes que quiseram provar o cabrito assado, prato típico local, que fez parte da ementa dos restaurantes aderente à iniciativa.

Uma iniciativa promovida pelo TPNP em parceria com o Município de Celorico de Basto que procura incrementar a gastronomia local atraindo cada vez mais visitantes ao concelho em pleno fim-de-semana dedicado à Festa Internacional das Camélias.

“Este é um fim-de-semana que felizmente atrai muita gente à sede do concelho por força da XV Festa Internacional das Camélias, por isso aproveitamos esse facto, para dar a conhecer um pouco mais da nossa gastronomia a todos os que nos visitaram” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Escolhemos novamente, como prato de eleição, o cabrito assado bem acompanhado pelo nosso vinho verde e, continuamos a trabalhar para dar mais força ao concelho e à região no que concerne à gastronomia sobretudo durante a época baixa quando o turismo é mais reduzido tentando, com estas iniciativas, combater a sazonalidade turística” realçou. O autarca disse ainda que o concelho é muito rico em gastronomia mas que é preciso trabalhar arduamente para que as referências gastronómicas se demarquem e atraiam, por si só, turista ao concelho e à região.

Celorico de Basto aderiu, desde o primeiro momento, aos fins-de-semana gastronómicos do TPNP e contou, nesta edição com a presença de 8 restaurantes aderentes, refira-se o restaurante Adelina, Nova Vila, o Grilo, Quinta da Fontinha, Quinta do Forno, Restaurante Santiago, Sabores da Quinta e Varanda das Camélias.

Os fins-de-semana gastronómicos decorrem no norte do país até ao dia 27 de maio de 2018.