Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Geminação entre Celorico de Basto e Cambados oficialmente formalizada

31-05-2019

Camélias foram o principal elo de ligação para a formalização deste protocolo

O Município de Celorico de Basto e o Município de Cambados oficializaram hoje, 30 de maio, o intercâmbio cultural, social, desportivo e económico através da celebração e um protocolo de geminação. A cerimónia de assinatura deste ato oficial teve lugar nos Paços do Concelho do Município de Celorico de Basto seguindo-se o descerramento da placa evocativa para memória futura.

Este ato oficial é subsequente ao que foi desenvolvido na passada quinta-feira em Cambados. “Uma terra que nos acolheu muito bem, onde contactamos com a sua realidade e efetivamos as muitas semelhanças com o povo Minho na alegrai e na emoção da sua forma de viver” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Tudo foi preparado ao pormenor para receber a Comitiva de Cambados presidida pela Alcadesa Fátima Abal Roma que se deslocou de cambados para oficializar uma parceria que se prevê muito benéfica para ambas as partes.

“Hoje firmamos um documento ao qual iremos dar uma sequência que será por certo, muito positiva para ambos os Municípios. Existem múltiplos fatores que nos unem desde as camélias ao vinho, mas teremos a ousadia para ir muito mais além, quem sabe até, vinculados aos fundos comunitários, num trabalho em sintonia, que fortificará relações e que será frutuoso para as duas comunidades” disse Joaquim Mota e Silva, anfitrião e Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca reforçou que “as camélias foram o principal elo de comunicação que despoletou este protocolo que associado a uma multiplicidade de fatores poderá gerar outros frutos”. Referiu também a proximidade geográfica como fator que beneficiará os dois concelhos sobretudo no aspeto turístico e por consequência económico. “A proximidade geográfica é algo muito positiva para fortificar o intercâmbio cultural, desportivo, turístico e económico, uma geminação próxima tem sempre melhores condições para funcionar corretamente” concluiu o autarca.

Também Fátima Abal Roma, Alcadesa do Ayuntamiento de Cambados, se mostrou satisfeita com a celebração deste protocolo de hermanamiento. “É um prazer assinar este protocolo de hermanamiento, estou muito orgulhosa por estar aqui e sei que será uma assinatura que irá materializar-se em algo concreto. Irá certamente desenvolver-se uma relação entre as duas vilas ao nível cultural, desportivo, económico, social… Uma ligação que se criou muito por força de José Maria Mouta Asorey, Presidente da Associação Ibérica da Camélia que tem vindo a estreitar laços com Celorico de Basto desde que começou a participar na Festa Internacional das Camélias. O conhecimento desta festa, o gosto pelas camélias e por esta gente hospitaleira foram alguns dos motivos que nos levaram a querer conhece-la pessoalmente e a celebrar este protocolo”.

Todos os trâmites que permitiram oficializar este protocolo de Geminação foram preparados pela Comissão de Geminações e Relações Internacionais do Município presidida por Fernando Vilas Boas que realçou a proximidade geográfica, a facilidade de entendimento, as camélias e o vinho como principais características para oficializar este protocolo de geminação.

A comitiva de Cambados composta pela alcadesa, pelo presidente da Associação Ibérica da Camélia, por Noelia Aragunde Carro e Marién Padín Vázquez, técnicas de turismo, chegaram a Celorico de Basto pela manhã tendo sido recebida nos Paços do Concelho pelo Vice –Presidente da Câmara Municipal, Fernando Peixoto, a Vereador, Graça da Mota, o Vereador, Eduardo Magalhães, o diretor de Departamento do Município, José Peixoto Lima e os técnicos do GGRI, Fernando Vilas Boas e Tiago Gonçalves. Após receção, a comitiva seguiu para a Biblioteca Municipal para conhecer de perto um pouco da história e do património do Celorico de Basto.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por