Publicações
revista municipal nº 36
Notícias

Grupo de Teatro Celoricense levou a cena a peça “Não!”

11-12-2019

O GTC, Grupo de Teatro Celoricense, subiu ao palco do auditório do Prado para apresentar a peça “Não!”, uma adaptação à obra do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht, “Terror e Miséria no Terceiro Reich”.

A peça procurou retratar uma obra escrita entre 1935 e 1938 que reflete o domínio nazi sobre a sociedade alemã, um reflexo do medo, do terror, da pressão que a sociedade sentia e vivia diariamente. O GTC levou a cena este texto, procurando, de forma subtil, levar o público a pensar e a questionar-se sobre a pressão que muitos ainda vivem, atualmente, em muitos países do mundo. Numa sociedade por vezes, racista e xenófoba.

O Presidente a ator do GTC, Filipe Gonçalves, recorda esta peça como “uma busca pela razão onde as emoções são contidas, esta é uma peça que retrata a opressão, o medo das palavras, das pessoas, das emoções, uma peça que nos deixou aflitos quando a encenávamos, uma peça que mexe connosco, com a nossa liberdade. Uma peça dura mas crucial no despertar consciências, para não voltarmos a repetir os mesmos erros, desta história recente”.

A sala do auditório do Prado encheu nas três apresentações levadas a cena pelo GTC e sentiram as emoções negativas transmitidas pelos atores que integram a peça, onde o medo, o terror e a opressão eram vivenciados a cada momento, a cada movimento.

A peça foi e encenada por Tiago Pires, e interpretada por Filipe Gonçalves, Joana Teixeira Bastos, Teresa Canais Seco, Natércia Seixas, Marisa Novais, Luís Bessa, Bruno Fernandes, Dinis Pêra. Os figurinos foram da responsabilidade de Fátima Martins, o grafismo feito por Dinis Oliveira, a Sonoplastia foi da responsabilidade de Luís Bessa, o Som e Luz de Tiago Pires e José Carlos, e a Fotografia de Nicolau Bacelar .

 

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por