Boletim Municipal nº34/2018

Ilídio Alves de Araújo homenageado em Celorico de Basto

23-03-2018

Nome do arquiteto paisagista será atribuído a jardim do Prado.

O Município de Celorico de Basto presta amanhã, 24 de março, pelas 17h00, uma homenagem póstuma ao Arquiteto Paisagista, Ilídio Alves de Araújo, oriundo da freguesia do Rego, atribuindo o seu nome ao jardim do Prado, que será designado a partir desse instante como “jardim Ilídio Alves de araújo”.

“Um homem que considerou os jardins de Camélias “criações artísticas de caráter popular…e  de rara beleza” só podia ser homenageado desta forma, atribuindo-lhe um dos jardins mais bonitos do nosso concelho, mesmo no coração da vila de Celorico” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.  “Uma homenagem a uma personalidade com um percurso de vida notável que sempre valorizou, de várias formas a terra que o viu nascer. Agora, chegou a hora, de também nós recordarmos e perpetuarmos o homem, o celoricense, o arquiteto, o Agrónomo, uma personalidade que ficará para sempre ligada à história de Celorico de Basto” concluiu.

Esta homenagem surge ligada à Festa Internacional das Camélias que apresenta anualmente, uma personalidade associada ao evento. Este ano a homenagem incidiu no arquito paisagista Ilídio Alves de Araújo, figura que contribui para o lançamento da Festa das Camélias com a participação ativa em inúmeras tertúlias.

A homenagem ao autor do jornal local “Ecos da Montanha iniciou com uma exposição designada “Verdadeiro e Inspirado Mestre”, patente no Centro Cultural até ao fim do mês de março e terá como apogeu a atribuição do seu nome ao jardim do Prado.

O Arquiteto Paisagista e Engenheiro Agrónomo desenvolveu atividades em vários serviços públicos tendo construído uma carreira notável e amplamente reconhecida.