Jardim do Prado convertido em “Jardim Ilídio Alves de Araújo”

26-03-2018

O Município de Celorico de Basto prestou tributo ao Arquiteto Paisagista e Agrónomo, Ilídio Araújo, com a atribuição do seu nome a um “dos mais belos jardins de Camélias do concelho” na quinta Prado, agora denominado “jardim Ilídio Alves de Araújo. A cerimónia decorreu no dia 24 de março e contou com a presença de toda a família do arquiteto, falecido em 2015.

Esta homenagem póstuma procura valoriza uma figura “que ao longo da sua vida demonstrou uma dedicação cívica exemplar, exercendo diversas funções com empenho e dedicação, um homem académico, da pesquisa, da afirmação, da concretização, um mestre na sua arte, conhecedor e respeitado no meio, um filho da terra que nos enobrece” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, durante a cerimónia. “Esta homenagem é a evocação da história que concretiza este momento presente, é recordar e permitir que todos possam conhecer um homem sem fronteiras, sem barreiras, com grande capacidade e frontalidade que faz parte de nossa história e da nossa memória. Uma palavra de carinho à família, por ter um ente querido tão integro e marcante”.

A cerimónia de homenagem contou com o descerramento de uma placa evocativa que fica situada à entrada do Jardim de Camélias do Prado, “um espaço nobre e distinto que agora terá o nome de um homem nobre e distinto, um homem que sempre gostou e valorizou os jardins de Camélias, tendo mesmo participado na Festa Internacional das Camélias, e a terra que o viu nascer” realçou o edil celoricense. Joaquim Mota e Silva disse ainda que esta homenagem promovida pelo Município “é a melhor forma de celebrar e honrar a nossa história”

A cerimónia contou com a presença dos 3 filhos do arquiteto, 6 netos, irmãos e muitos outros familiares e amigos que se quiseram associar a este “justa homenagem” promovida pela autarquia, ao celoricense nascido na freguesia do Rego.

Também Fernando Santos Pessoa, arquiteto paisagista, e autor da obra “A Arquitetura Paisagista em Ilídio Alves de Araújo-uma fotobiografia” mostrou-se agradado com a homenagem a um homem que “não gostava de manifestações públicas, com uma humildade tão grande quanto a sua sabedoria. Tinha uma noção clara sobre a necessidade e complexidade da paisagem e tinha a necessidade de interpretar as memórias do passado para compreender o presente” realçou o arquiteto. Durante a intervenção, Fernando Pessoa realçou o trabalho e o gosto pela terra que o viu nascer e intitulou-o “o Príncipe do Renascimento”.

No mesmo sentido, Teresa Andersen, arquiteta paisagista, professora Universitária e Presidente da Associação Portuguesa de Jardins Histórico, disse que privou com Ilídio Araújo e que sempre foram experiências de grande enriquecimento. Referiu-se ao homenageado como alguém que “cultivou a leitura da paisagem, ele via para além do nosso olhar. Uma personalidade que acompanhou meio século de transformação da paisagem portuguesa e, muitas vezes, informou e denunciou a falta de visão estratégica. Um homem com elevada competência enquanto leitor, conhecedor e interpretador da paisagem, um dos maiores da arte e da ciência da Paisagem do Século XX”.

Muito foi dito sobre o arquiteto paisagista e agrónomo Ilídio Alves de Araújo, uma personalidade “notável”, perpetuado na história com o seu nome num dos jardins mais bonitos do Concelho de Celorico de Basto.