Publicações
Boletim Municipal nº37
Notícias

José Peixoto Lima empossado Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto

18-10-2021

José Peixoto Lima empossado Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto

“A renovação é um dos princípios do processo democrático. Acredito numa governação municipal que faça a diferença na vida das pessoas, desenvolvendo ações que vão de encontro aos seus anseios e necessidades nas mais diversas áreas” disse o recém-empossado Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos decorreu no passado dia 16 de outubro, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto vê esta missão como um voto de confiança dos celoricenses para orientar os destinos de Celorico. “Trabalharemos desde o primeiro dia para não os desiludir, e contamos com todos para fazer da nossa terra um concelho próspero, desenvolvido e com melhor qualidade de vida”. O autarca agora empossado reconhece as dificuldades inerentes a uma ainda presente crise pandémica, e observa que “temos pela frente enormes desafios mas também grandes oportunidades. Esta crise demonstrou e provou a importância do trabalho dos Municípios, um trabalho de proximidade e de colaboração com todas as entidades, onde se destacam os profissionais de saúde deste concelho, mas também de todas as Ipss´s, Câmara Municipal e juntas de freguesia. Um trabalho de cooperação numa ação concertada que resultou em frutos muito positivos. E, apesar do perigo ainda não ter passado sei que temos capacidade para nos debatermos com sucesso na ajuda e conforto junto de todos em especial dos mais necessitados”.

José Peixoto Lima propõe-se desenvolver um trabalho versado no presente mas orientado para o futuro, “aproveitando todas as oportunidades para desenvolver o nosso concelho. Antes de mais quero agradecer aos ex-autarcas o legado que nos deixaram, cada um à sua maneira fez o melhor que sabia e podia por esta terra. Agora compete-nos a nós essa nobre missão, e iremos trabalhar de forma concertada e sustentável, criando emprego e riqueza sem sacrificar o património natural e a herança cultural. Os celoricenses não nos perdoariam se não aproveitássemos bem o PRR e o próximo quadro comunitário. São oportunidades para fazer de Celorico um concelho mais apelativo, mais competitivo, capaz de capitalizar as mudanças do mundo do trabalho, melhorar a vida de todos. Lutaremos por cada cêntimos para investir no nosso concelho seja no apoio às famílias, às empresas, ao investimento público”. As obras a executar serão na sua maioria comparticipadas “fazendo desta forma mais com menos dinheiro. Lutaremos pelas acessibilidades externas em conjunto com as forças políticas representadas no executivo Municipal, com a força da nossa razão e das nossas convicções”. E ciente das responsabilidades crescentes com a delegação de competências na saúde e na educação, José Peixoto Lima mostra-se convicto de que “poderemos ser mais atuantes em áreas que até então eram da responsabilidade do Poder Central, faremos uma negociação atenta e responsável”. O autarca propõe-se melhorar as condições de trabalho dos mais de 300 funcionários da autarquia ao nível das competências e salários, “já lhes comuniquei e eu serei mais um no trabalho que vamos desenvolver”. Propõe-se trabalhar com rigor e disciplina, “seremos uma Câmara de contas certas e cumpridora dos seus compromissos. E, estaremos sobretudo e principalmente, junto das pessoas nas suas necessidades”.

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos foi presidida pelo Presidente da Assembleia cessante, José Silva. Na primeira reunião de trabalho da Assembleia Municipal foi eleito pelos deputados, pela maioria, o novo Presidente da Assembleia Municipal, António Machado.

No final da sessão todos os presentes foram convidados a desfrutar de um verde de honra, um gesto de respeito dos produtores de vinho verde do concelho para com o autarca empossado, que não quiseram deixar de se associar a este momento de renovação democrática.

 

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por