Publicações
Boletim Municipal nº34/2018
Notícias

“Laço azul” é o símbolo da sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, em Celorico de Basto.

29-03-2019

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto - associa-se, pelo 7º ano consecutivo, à campanha “Abril – mês da prevenção dos maus tratos na infância”, impulsionada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e orientada para o tema “Serei o que me deres… Que seja amor”.

Durante o mês de abril, a CPCJ de Celorico de Basto em parceria com o Município, Educação, Saúde Segurança Social e demais entidades oficiais do concelho de Celorico de Basto irão desenvolver uma série de ações que visam a sensibilização e consciencialização para a prevenção dos maus tratos na infância. O laço azul que será colocado nas fachadas dos edifícios públicos e instituições particulares de solidariedade social é o símbolo desta campanha reflexo das nódoas negras dos maus tratos físicos dos dois netos de Bonnei Finne.

“Procuramos, durante o mês de abril, despertar consciências e sensibilizar para uma problemática que, infelizmente, ainda afeta muitas crianças” disse Fátima Araújo, Presidente da CPCJ de Celorico de Basto. Fátima Araújo continuou dizendo que “será um mês dedicado à prevenção, com a participação ativa de todas as entidades locais com competências em matéria de infância e juventude, e obrigatoriamente representadas na CPCJ, a colaborar ativamente para o mesmo objetivo, a promoção do bem-estar das crianças e dos jovens, em especial no seio familiar”.

 Uma campanha que contempla, além dos laços azuis, a caminhada noturna “Entre laços e Pirilampos”, agendada para o dia 06 de abril, com início marcado para a Praça Cardeal D. António Ribeiro, a elaboração e colocação de uma moldura com os direitos/afetos, no jardim do Prado, ao longo do mês serão desenvolvidos vários laços humanos pelas instituições que integram a CPCJ, finalizando o mês com os laços humanos desenvolvidos nas escolas do concelho e agendados para dia 30 de abril, às 14h00.

Uma campanha sempre muito bem recebida pelas instituições locais e amplamente valorizada pelo Município de Celorico de Basto como referiu o Presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva. “Continuamos a criar laços, a promover afetos, a mostrar que é possível, todos juntos, em comunidade, construir uma sociedade melhor onde a violência e os maus tratos possam ser erradicados. Estas campanhas são fundamentais para a prevenção, para a sensibilização, contribuindo muito positivamente para que as nossas crianças e jovens possam ter um crescimento saudável, e sejam adultos capazes, conscientes e responsáveis”.

As ações arrancam oficialmente no dia 1 de abril, com a colocação de laços azuis nas fachadas dos edifícios públicos e instituições particulares.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por