Boletim Municipal nº34/2018

Marchas Populares agendadas para este sábado em Celorico de Basto

06-06-2019

A festa dos Santos Populares chega já este sábado, 08 de junho, pelas 18h00, à Praça Albino Alves Pereira, em Celorico de Basto, com as marchas populares do Celorico a Mexer, uma iniciativa promovida pelo Município de Celorico de Basto através do Programa Celorico a Mexer.

“ Esta é uma iniciativa feita pelos nossos idosos do Celorico a Mexer para toda a população. Uma ação que é apresentada ao público e que mostra o trabalho feito nos locais de animação, por um programa que trabalha a inclusão e o sentido de pertença, porque todos, cada um à sua maneira, têm muito a dar à comunidade onde estão inseridos” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Estas marchas populares do Celorico a Mexer acontecem há cerca de 5 anos e são sinónimo de alegria, cor, música e interação entre as gentes.

“Procuramos dar um toque de inovação cada vez que desenvolvemos esta atividade. As músicas, originais como tem sido hábito, irão, nesta edição, destacar o património natural que nos identifica, as camélias. As roupas serão ainda mais bonitas e feitas, meticulosamente, pelos idosos nos locais de animação e as marchas ensaiadas com coreografias desenvolvidas pelos professores de educação física em parceria com os animadores também saltarão à vista” continuou Helena Martinho, coordenadora dos Serviços sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto.

A desfilar naquela praça estarão 10 marchas que integrarão todos os grupos que contemplam o Celorico a Mexer e que representam todas as freguesias do concelho. Serão certa de 300 figurantes a integrar as marchas populares do Celorico a Mexer.