Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Mês da prevenção para a Diabetes em Celorico de Basto

12-11-2019

Associada à Federação Internacional da Diabetes, e ao tema “Família e Diabetes”, a Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto está a promover um mês de sensibilização para a Diabetes com atividades marcadas para o Dia Mundial da Diabetes celebrado oficialmente a 14 de novembro.

Sensibilizar e consciencializar para a Diabetes é o objetivo da UMS durante este mês por isso, “de forma lúdica vamos procurar incutir na nossa população mais idosa, principais utentes da UMS, o gosto por uma atividade física regular e uma alimentação saudável como forma de prevenção para esta doença. Procuraremos, em simultâneo, informar e esclarecer para as principais causas, sintomas e fatores de risco, e, em caso de já estar diagnosticado com a doença, sensibilizar para os comportamentos a adquirir para um melhor controlo da doença” disse a técnica da UMS, Joana Teixeira.

No dia 14 de novembro, dia Mundial da Diabetes será realizado um flash mob com os idosos do programa Celorico a Mexer, uma iniciativa que “mexe com todos, não apenas com os intervenientes. Efetivamente, em Portugal são diagnosticados, diariamente, 200 novos doentes com diabetes, é um número assustador que nos faz refletir e por isso, continuamos este exemplar trabalho da UMS na sensibilização. É urgente que as pessoas tomem consciência e percebam que não acontece só aos outros, é preciso que ajam, que tenham comportamentos benéficos para a sua saúde” disse Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto.

Durante o mês, alguns espaços públicos estarão iluminados de azul, como a Biblioteca Municipal e são promovidas avaliações da glicemia capilar na UMS com ensinos complementares na perspetiva da prevenção.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por