Revista Municipal nº 33

Milhares de pessoas passaram pela XXI Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos em Celorico de Basto

16-08-2018

Terminou ontem, 15 de agosto, a XXI edição da Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos, um certame que priorizou a qualidade dos produtos expostos e que, como habitualmente, atraiu milhares de pessoas ao recinto.

“A satisfação é plena, tivemos um certame muito rico, com artesanato representativo de todo o país e de extrema qualidade, com vários artesãos a trabalhar ao vivo e a mostrar o amor à arte, com um saber-fazer que atraiu muitos curiosos” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca destacou este certame como um ponto de encontro, um local onde os locais e os emigrantes se encontram e matam saudades. “Este certame, um espaço com gastronomia da melhor qualidade, onde as pessoas se dirigiram para jantar, para provar as diferentes iguarias, para degustar os vinhos verdes da nossa região, é, também, um espaço onde muitos emigrantes e residentes se encontram e matam saudades, num convívio salutar, onde não faltou a animação permanente proporcionada pelos grupos convidados”.

Joaquim Mota e Silva disse ainda que Celorico de Basto, durante mês de agosto, é visitado por milhares de pessoas entre visitantes e turistas proporcionando uma dinâmica económica muito positiva para o concelho. “Este certame é um evento que contribui muito para a afluência de gentes a este concelho. As pessoas que nos visitam vêm por causa da natureza, dos espaços turísticos, da família, dos amigos mas também por causa das atividades culturais desenvolvidas. Nota-se um aumento crescente de visitantes, de ano para ano, e uma dinâmica económica muito positiva sobretudo nos espaços de alojamento e restauração”.

De facto, muitos foram os pontos de interesse deste certame mas o trabalho ao vivo desenvolvido por muitos artesãos deixava os visitantes encantados. José Moreira de Sto. Tirso, é um dos artesãos que marcou presença no certame que com pequenos bocados de madeira desenvolvia peças únicas. “Sempre tive jeito para fazer estes trabalhos manuais mas foi desde que me reformei que dediquei mais tempo a esta arte. Gosto sobretudo de fazer utensílios da agricultura, desde carros de bois, espigueiros, enxadas, engaços, foices, todo o tipo de alfaias. Fui agricultor durante anos e por isso gosto de fazer estes materiais que um dia, com a modernização da agricultura, poderão cair no esquecimento” ressalvou.

A XXI edição da Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos teve lugar em Celorico de Basto, de 10 a 15 de agosto.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados