Revista Municipal nº 33

Município Celorico Basto promove Campanha de Adoção canina junto a várias Associações

17-05-2017

O Município de Celorico de Basto, através dos serviços do Canil Municipal, está a promover iniciativas de adoção de ninhadas de cães de várias raças, que serão entregues esta semana a várias associações de Proteção Animal do distrito do Porto, numa mega campanha de adoção.

Os serviços do Canil Municipal de Celorico de Basto ao percecionarem que existem mais famílias a adotar animais no litoral que no interior articularam esforços e desenvolveram parcerias com associações de adoção de animais de vila do Conde para que os animais possam ser adotados com maior celeridade. O objetivo desta campanha visa criar medidas promotoras de proteção dos cães abandonados e recolhidos para o canil municipal, facilitando a sua adoção.

“Infelizmente ainda é preciso consciencializar, e muito, a população para a necessidade de cuidar, e cuidar bem, dos seus animais domésticos, nomeadamente dos cães. Ainda vemos muitos maus tratos que muitas vezes culminam no abandono” disse o vereador do Ambiente, Fernando Peixoto. “Adotar um animal é uma responsabilidade muito exigente e cuidar bem dele é um dever de cidadão”. Fernando Peixoto disse ainda que “é muito importante estabelecer estas parcerias com outras entidades permitindo assim, encontrar famílias, com maior celeridade, para os animais que estão no canil”.

É importante realçar que em Celorico de Basto a recolha dos animais errantes e abandonados está a ser executada pela Cooperbasto, Cooperativa Agrícola de Basto, devido ao protocolo estabelecido com o Município de Celorico de Basto. As ninhadas agora encaminhadas para famílias de Vila do Conde são de diferentes raças e acabaram de chegar ao canil municipal.

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados