Revista Municipal nº 33

Município de Celorico de Basto aguarda aprovação de candidaturas para requalificar escolas

02-11-2018

A Escola Básica da Mota e a Escola Básica de Gandarela irão sofrer algumas intervenções necessárias para requalificar e conservar estas infraestruturas de ensino dotando-as de todas as condições para acolher alunos, professores e assistentes operacionais.

As candidaturas foram submetidas ao Eixo Prioritário 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, do Programa Operacional Regional do Norte 2020, e aguardam aprovação.

Investimento global das duas candidaturas na ordem dos 294.167,40€

“Com esta candidatura, que se prevê aprovada o mais breve possível, daremos um passo fundamental na conclusão de obras muito importantes no nosso parque escolar” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Concluímos e inauguramos no arranque do ano letivo as obras de conservação da escola Básica e Secundária dotando a mesma de todas as condições de ensino e queremos que todos os alunos do nosso concelho tenham condições iguais, as melhores possíveis, e isso só será possível com as intervenções na Escola da Mota e na Escola da Gandarela”. O autarca enalteceu a parceria existente com o Ministério da Educação. “É importante trabalharmos em sintonia e fundamental que se estreitem relações tão profícuas que vão de encontro às reais necessidades”.

A intervenção quer na escola Básica da Mota quer na Escola Básica de Gandarela incidirá sobretudo na cobertura dos edifícios, nos cobertos das estruturas exteriores existentes e nas pinturas dos paramentos exteriores. “Eliminar o amianto é crucial, a escola deve ser um local de aprendizagem e de ensino, mas também um local seguro, que proteja os utilizadores de agentes nefastos” reforçou o autarca.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados