Município de Celorico de Basto aprova redução do IMI

25-09-2020

Executivo Celoricense aprovou, por unanimidade, redução do imposto sobre imóveis. Taxa fixar-se-á nos 0,30%. A medida dá continuidade à política seguida nos últimos anos e tem como objetivo a fixação da população, criação e manutenção de empresas.

O Município de Celorico de Basto aprovou, em reunião de executivo, um pacote de medidas de natureza fiscal, com o objetivo de apoiar as famílias e empresas neste momento difícil criado pela pandemia por Covid 19. Mantendo uma política de desagravamento fiscal iniciada em ---, o executivo liderado por Joaquim Mota e Silva aprovou, por unanimidade, um pacote de medidas de estímulo à fixação das populações e atividade empresarial, reforçando a atratividade do concelho para a manutenção e instalação de novas empresas.

Do pacote de medidas aprovadas e que entrarão em vigor em 2021, destaque para a redução do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, fixando-se a taxa nos 0,30% (valor mínimo permitido por lei), aprovada foi também uma dedução fixa ao IMI de prédios urbanos para habitação própria e permanente, calculada com base no número de dependentes que compõem o agregado familiar, uma redução de 0,5% do IRS e a manutenção da isenção do imposto de derrama.

Para Joaquim Mota e Silva, “este pacote de medidas só é possível graças à situação financeira favorável do Município e dá continuidade a uma política de progressivo desagravamento fiscal, tendo em vista o desenvolvimento económico municipal, da atividade das empresas e da qualidade de vida dos Celoricenses. Neste momento difícil, será também um contributo importante do Município para a economia familiar e também para as empresas, que viram os seus rendimentos diminuídos e enfrentam dificuldades em cumprir com os seus compromissos financeiros.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados