Município de Celorico de Basto atribui as fichas escolares ao 1º ciclo

02-09-2019

Investimento na educação nunca é demais

Vales podem ser levantados a partir de hoje nos serviços Sociais da Câmara Municipal

Tal como tem vindo a suceder em anos transatos, o Município de Celorico de Basto mantém o apoio a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico com a oferta das fichas escolares obrigatórias. Um investimento superior a 20 000 euros para cerca de 517 alunos.

“Este é um investimento necessário, um investimento nas nossas crianças, no futuro. Um investimento que vai ajudar os pais e encarregados de educação nos seus orçamentos familiares, neste arranque de ano letivo, com a compra do material escolar, uma despesa muitas vezes, difícil de suportar” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca observa também que esta é uma medida simples mas que procura ajudar a colmatar algumas lacunas que ainda existem no sistema educativo. “O sistema educativo ainda apresenta algumas brechas que precisam ser colmatadas, lacunas que, em muitas situações, afastam os alunos das escolas ou desenvolvem complexos de inferioridade ou exclusão que não levam a resultados positivos. A carência económica ainda é uma dessas situações e isso, não podemos permitir. Temos que agir, que trabalhar por um sistema educativo equitativo com igualdade de oportunidades. Todas as crianças devem ter acesso à educação, à inquietante busca de saber, para que sejam adultos preparados para uma sociedade cada vez mais exigente em todos os campos do saber e do fazer”.

Este apoio é destinado a 517 crianças que irão frequentar o 1º ciclo do ensino básico no ano letivo 2019/2020, no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. O acesso a este apoio é feito mediante o levantamento de um vale nos serviços sociais da Câmara Municipal de Celorico de Basto, pelo encarregado de educação, e que será trocado pelas fichas escolares, numa qualquer livraria do concelho. A medida entra em vigor a partir de hoje, 2 de setembro.