Município de Celorico de Basto atribui Medalha de Mérito, Grau Ouro, ao Arcipreste de Celorico de Basto

12-09-2019

Por proposta do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, e aprovação por unanimidade do Executivo Municipal, em reunião de 29 de agosto, foi atribuída a Medalha de Mérito, Grau Ouro, ao Padre Albano Costa. A mesma será entregue, pelo autarca, no próximo dia 14, durante as cerimónias das Bodas de Ouro Sacerdotais.

Este galardão é atribuído a cidadãos que tenham prestado notáveis e relevantes serviços a Celorico de Basto, “condições amplamente reconhecidas no percurso de vida e na missão evangélica do nosso Arcipreste” disse Joaquim Mota e Silva. O autarca observa “a importância da obra social impulsionada ao longo de décadas neste concelho, mais propriamente na freguesia de Ribas, pelo Dr. Padre Albano Costa, no desempenho das suas funções, em benefício das populações sobretudo das crianças, jovens e idosos. Um trabalho reconhecido por todos, como sacerdote e educador, onde se evidenciou a dedicação ao outro de forma abnegada e disponível”.

O Padre Albano Costa está em exercício das suas funções em Celorico de Basto desde 1972 e na paróquia de Ribas já edificou importantes infraestruturas paroquiais nomeadamente a criação do Centro Social e Paroquial Divino Salvador que contempla o lar de idosos, Casa da família Juvenil, Creche, Centro Pastoral, Casa Sacerdotal, Museu Paroquial e Casa da Cultura, tendo ainda promovido uma série de iniciativas e ações em favor dos mais carenciados.

Para além do Curso Superior de Teologia é Licenciado em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga. Neste momento exerce funções de pároco em duas paróquias do Arciprestado de Celorico de Basto, Ribas e Basto S. Clemente e é Arcipreste de Celorico de Basto.