Município de Celorico de Basto colabora na campanha de vacinação da gripe

22-10-2020

Juntas de Freguesia também se associam ao ACES Tâmega I para aumentar a taxa de vacinação, cumprindo recomendações da DGS, evitando deslocações.

A exemplo dos anos anteriores, o Município de Celorico de Basto e o ACES do Baixo Tâmega reforçaram parceria, tendo em vista a campanha de vacinação da gripe.

Tendo como base a recomendação da Direcção-Geral de Saúde de evitar deslocações dos utentes às Unidades Funcionais, o ACES, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia encontraram soluções para se proceder a esta campanha com sucesso, deslocando a equipa de saúde para a realização do ato de vacinação contra a gripe nas freguesias do concelho, criando assim um serviço de proximidade que serve os interesses da população, prevenindo assim situações de potencial contágio com COVID 19 e retirando pressão às unidades de saúde.

A campanha decorrerá até final de novembro e pretende aumentar a taxa de vacinação e a cobertura vacinal. Articulando as parcerias da rede social, nomeadamente, as Juntas de Freguesia, Paróquias e o próprio contributo da Câmara Municipal, estão criadas as condições para se realizar a campanha com sucesso e aumentar a taxa de cobertura da vacina da gripe sazonal nas pessoas com idade maior ou igual a 65 anos, na área de influência do concelho de Celorico de Basto.

Esta iniciativa, que permitirá à população idosa do Município ter acesso, com a maior segurança, à vacinação contra a gripe, em locais próximos da sua residência, adequados a todos os utentes, incluindo cidadãos com incapacidade de locomoção.

Além da divulgação junto de toda a população, o Município de Celorico de Basto disponibiliza a viatura da Unidade Móvel e Saúde, assegura recursos humanos, enfermeira, motoristas para as deslocações da equipa técnica e material da vacinação, bem como a limpeza e higienização dos espaços. As Juntas de Freguesia disponibilizam os edifícios da Juntas de Freguesia, assegurando assim, aos profissionais de saúde do ACES, as condições necessárias para efetuarem a vacinação.

Para Joaquim Mota e Silva, Presidente da Autarquia Celoricense, “esta é uma parceria habitual de diversos organismos públicos, que dão o seu melhor no serviço à população. É uma medida de promoção da saúde pública, que apoia sobretudo os mais idosos e vulneráveis, reforçando as medidas de segurança num contexto de especial dificuldade, derivado da pandemia por Covid 19.”

Os locais e horários de vacinação serão enviados por correio à população, mais informações poderão ser obtidas na Junta de Freguesia da área de residência ou através dos serviços da Câmara Amiga.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados