Município de Celorico de Basto constrói três campos de reprodução do coelho bravo

01-04-2021

Medida visa repovoar a Zona de Caça Municipal

Estes campos de reprodução foram construídos para reforçar a atividade cinegética durante os próximos anos, com a reprodução de coelhos que irão repovoar a zona de caça Municipal. Dois dos campos ficam localizados na união de freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe e o outro campo, na união de freguesias de Canedo de Basto e Corgo.

“Estes campos de reprodução foram feitos à semelhança do Habitat natural dos coelhos bravos, onde será assegurada a alimentação adequada, as melhores condições de salubridade e condições de reprodução, assegurando a proliferação desta espécie. Os mesmos serão libertados na Zonas de Caça Municipal com o intuito de repovoar e por consequência permitir melhores condições para a prática da caça e uma maior preservação da fauna existente” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto.

De forma efetiva, foi efetuada uma melhoria na sinalização venatória, em toda a Zona de Caça Municipal, permitindo uma fácil identificação da mesma, por todos os caçadores. Foram criados três campos de reprodução com sementeiras de centeio, trigo, aveia e azevém e dois abrigos artificiais em cada campo garantindo o abrigo e as condições de reprodução da espécie cinegética. Estas medidas irão permitir o repovoamento do coelho bravo na Zona de Caça Municipal.

Estas intervenções contaram com um investimento global de 73 752,51€ sendo que 27.077,99€ foram cofinanciados pelo PDR 2020, na medida 8.2.1 – gestão de recursos cinegéticos, tendo o Município de Celorico de Basto suportado o restante valor no total de 46.674,53€.

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados