Publicações
Revista Municipal nº 33
Notícias

Município de Celorico de Basto mantém apoio ao 1º Ciclo do Ensino Básico

10-08-2017

Todos os alunos que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico em Celorico de Basto vão receber, independentemente do escalão atribuído pela segurança social, as fichas escolares do ano letivo 2017/2018, um apoio ao estudo facultado pelo Município de Celorico de Basto.

 “Em anos transatos, nós, executivo municipal, atribuímos o valor total dos livros aos alunos que auferiam escalão A e metade desse valor aos que auferiam escalão B. Este ano as famílias irão ver-se mais desafogadas porque, felizmente, o Ministério da Educação percebeu a necessidade de comparticipar os manuais escolares a todos os alunos que frequentam o 1º ciclo, mas essa medida ainda não é suficiente” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “É preciso que todas as crianças tenham acesso aos mesmos utensílios de estudo num sistema de ensino que fomente a igualdade de oportunidades por isso, e porque a educação sempre foi uma preocupação nossa, iremos atribuir a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico as fichas de estudo para que possam ter acesso a todos os mecanismos e as famílias se sintam mais desafogadas na compra do material escolar” disse o edil celoricense.

 As fichas de estudo são material complementar obrigatório, adquirido aquando dos manuais escolares, e não comparticipado pelo Ministério da Educação. Este material irá custar a este Município cerca de 24 mil euros.

 Este apoio às famílias será uma forma de promover a igualdade social e ao mesmo tempo irá fomentar a economia local uma vez que estas fichas têm de ser adquiridas nas livrarias do concelho.

Genericamente, as famílias adquirem as fichas e dirigem-se aos serviços sociais da autarquia que, mediante comprovativo, devolvem o valor gasto.

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por