Revista Municipal nº 33

Município de Celorico de Basto mantém apoio ao 1º ciclo do ensino Básico para o próximo ano letivo 2018/2019

03-09-2018

Todos os alunos receberão gratuitamente as fichas escolares e outros apoios complementares.

Os alunos que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico em Celorico de Basto receberão gratuitamente, independentemente do escalão atribuído pela segurança social, a partir de hoje, 3 de setembro, o vale que lhes permite obter as fichas escolares relativas ao ano letivo 2018/2019. Este é mais um apoio que o Município de Celorico de Basto dedica à educação.

“Tal como no ano transato nós, executivo municipal, continuamos a trabalhar no sentido de tornar a educação acessível, exigente e ao mesmo tempo, mais leve para os encarregados de educação” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “A nossa intervenção junto do Agrupamento de Escolas e do Ministério da Educação é de total parceria e não abdicamos de contribuir para que os nossos jovens possam ter a melhor edução, com as melhores condições de ensino e aprendizagem. Paralelamente às fichas escolares, o Município contribui com uma série de apoios complementares desde os transportes para o pré-escolar e as refeições, confecionadas sobre gestão do Município, sem recurso a empresas, visitas de estudo, atividades de Animação e Apoio à Família, Atividades de Enriquecimento Curricular, material escolar para as AEC´s, prolongamento de horário e todas as atividades desenvolvidas em parceria com o Município e muito mais” reforçou o autarca.

Este ano, os alunos do Agrupamento terão ainda acesso a várias atividades inseridas no Plano Integrado e Inovador de combate ao insucesso e abandono escolar, uma ação promovida pelo Município em parceria com a CIM-TS que inclui vários ateliers, o de andebol, cerâmica, música e teatro. Inclui ainda o programa SAGAZ direcionado a todos os alunos que frequentam o secundário e 3 salas do futuro com tecnologias de informação e comunicação que ficarão no centro escolar da Mota, Celorico de Basto e Gandarela de Basto.

Segundo o autarca é também importante ressalvar que “os cursos de restauração e bar e alguns ateliers  ficarão sediados em espaços do Município, devidamente equipados e com todas as condições para o correto funcionamento. Instalações que diminuem claramente os encargos do próprio agrupamento, que de outra forma seriam incomportáveis”. Joaquim Mota e Silva disse ainda que estes apoios “visam combater o abandono e insucesso escolar, melhorar claramente as condições de ensino e educação e diminuir os encargos que muitas famílias têm com a educação dos seus filhos”.

Relativamente às fichas de estudo é importante referir que são material complementar obrigatório, adquirido aquando dos manuais escolares, e não comparticipado pelo Ministério da Educação. A aquisição das fichas escolares fica a este Município pelo valor aproximado de 24 mil euros.

Este apoio em particular visa promover a igualdade social e ao mesmo tempo contribuir para fomentar a economia local uma vez que estas fichas terão de ser adquiridas nas livrarias do concelho.

O procedimento para aquisição dos vales é simples basta que o encarregado de educação se dirija aos serviços Sociais do Município e se identifique a si e à criança para poder levantar o vale, de seguida dirige-se a uma qualquer livraria do concelho, onde trocará o vale pelas fichas escolares. Caso o encarregado de educação se dirija primeiramente à livraria deverá trazer a fatura/recibo de aquisição das fichas e dirigir-se aos serviços sociais onde se identificará, após identificação receberá o vale que levantará nos serviços de contabilidade do Município.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados