Publicações
Boletim Municipal nº37
Notícias

Município de Celorico de Basto promove a educação com oferta das fichas escolares a todos os alunos do 1º ciclo

04-09-2020

As mesmas serão distribuídas pelo Agrupamento de Escolas

“A educação será sempre uma prioridade”.

As fichas de trabalho dos respetivos manuais escolares irão ser distribuídas gratuitamente pelos cerca de 500 alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas num investimento da autarquia superior a 15 000€.

Autarquia de Celorico de Basto olha para este apoio como fundamental para muitas famílias contribuindo ativamente para diminuir os encargos de muitos agregados numa altura especialmente exigente ao nível do orçamento das famílias com a compra do material escolar.

“O arranque do ano escolar representa, para muitas famílias, uma despesa difícil de suportar. As exigências ao nível do material escolar são cada vez maiores e esta medida simples irá aliviar substancialmente as famílias nos seus orçamentos familiares” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca salienta que o sistema educativo terá que ser cada vez mais inclusivo e equitativo para todos os alunos, permitindo-lhes o acesso a todas as ferramentas necessárias para uma aprendizagem voltada para o sucesso onde prevaleça a igualdade de oportunidades.“Infelizmente, as dificuldades económicas das famílias ainda são fator de exclusão e inferioridade levando muitos alunos, por falta de igualdade nos equipamentos e materiais escolares, ao fracasso escolar. E esta é uma situação que não podemos permitir. Efetivamente, no 3º período do ano letivo anterior, e devido à situação de exceção vivida, as exigências ao nível da educação foram ainda maiores e percebemos atempadamente que muitas famílias não iriam ser capazes de acompanhar essas alterações e que os alunos iriam ser verdadeiramente prejudicados. E por isso, atuamos e criamos as condições para que todos, de igual forma, pudessem acompanhar o ensino à distância e com os devidos recursos atingir os resultados pretendidos. Agora, no arranque do novo ano letivo, um início condicionado mas o mais parecido com a normalidade, continuamos a apoiar as famílias e os alunos, desta vez um apoio direcionado a todos os alunos do mesmo ciclo de estudos, sem exceção, porque todas as crianças devem ter acesso à educação de igual modo, numa inquietante busca de saber, para que sejam adultos preparados para uma sociedade cada vez mais exigente”.

Este apoio destina-se às cerca de 500 crianças a frequentar o 1º ciclo do ensino básico no ano letivo 2020/2021, no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. Este ano, excionalmente, impondo-se a salvaguarda e proteção das crianças, as fichas de trabalho dos respetivos manuais escolares serão distribuídos no Agrupamento de Escolas junto dos alunos do 1º ciclo de estudos.

 

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por