Publicações
revista municipal nº 36
Notícias

Município de Celorico de Basto promove a Festa Internacional das Camélias no Xantar, em Ourense, Espanha

07-02-2020

Espanhóis reconhecem imagem de marca de Celorico de Basto, a camélia.

O Município de Celorico de Basto voltou a participar no Xantar, 21º Salón Internacional de Turismo Gastronómico, como enfoque promocional a XVII Festa Internacional das camélias, a realizar em Celorico de Basto de 13 a 15 de março.

“Este salão internacional e turismo gastronómico é para nós um importante meio de promoção da nossa Festa internacional das camélias. Ficamos muito satisfeitos quando os espanhóis nos reconhecem pelo merchandising que usamos e distribuímos, as camélias que colocamos na lapela de todos e que é hoje uma imagem de marca do nosso certame” disse Fernando Peixoto, Vereador da Cultura do Município de Celorico de Basto que marcou presença nesta ação promocional. O autarca mostra-se muito satisfeito com os resultados deste género de iniciativa na divulgação do território. “Procuramos participar de forma ativa e bem estruturada, com alguns dos produtos estratégicos, camélias, gastronomia e vinhos, por forma a atrair os visitantes ao concelho de Celorico de Basto e de facto, estamos satisfeitos com os resultados, temos muitos espanhóis a participar na Festa Internacional das Camélias de forma ativa e muitos outros a visitar o concelho atraídos pelas múltiplas potencialidades que temos para oferecer” disse.

Durante esta ação em particular, Celorico de Basto esteve presente do Stand do Turismo Porto e Norte de Portugal, parceiro na organização do Xantar, onde promoveu a Festa Internacional das camélias, com duas jovens usando dois vestidos e adereços inspirados nas camélias a distribuir flyers, camélias naturais e camélias para colocar na lapela. Promoveu ainda os vinhos do concelho, com a exposição de exemplares de cada produtor, os doces do concelho, o pão-de-ló, as cavacas e o bolo em formato de camélias, e ainda o fumeiro característico. O espaço de Promoção de Celorico de Basto contou com a visita da comitiva que inaugurou o certame, com destaque para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, que colocaram as camélias na lapela e mostraram interesse em visitar o concelho aquando da organização da XVII Festa Internacional das Camélias, para ver de perto este “grandioso certame” promovido pelo Município de Celorico de Basto.

Tratando-se de uma salão que prima pela questão gastronómica, o Município de Celorico de Basto convidou a Escola Profissional de Fermil a participar no evento tendo realizado um Showcooking, uma ação promovida pelos alunos do curso técnico de restauração, cozinha e pastelaria que confecionaram “um petit gateau de chocolate negro e chocolate branco aromatizado com licor de camélia e acompanhado por um parfait de camélia, uma experiência gastronomia apresentada pela primeira vez ao público,” disse Luís Lapeira, Chefe e professor da Escola Profissional de Fermil, que orientou este showcooking. Os alunos promoveram ainda os vinhos da Escola de Fermil, na Sala de Catas com uma apresentação comentada seguida da prova dos vinhos produzidos por esta escola.

 

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por