revista municipal nº 36

Município de Celorico de Basto recebe visita dos alunos do programa Erasmus+

04-02-2020

Todas as comitivas que integram o programa Erasmus +, um projeto de intercâmbio ambiental, promovido entre 6 escolas de 6 países da Europa ao qual pertence o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto foram, no dia 30 de janeiro, recebidos nos paços do concelho.

A receber as comitivas oriundas de Portugal, Bulgária, Polónia, Turquia, Espanha e Lituânia, esteve o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, e o Vereador da Educação, Fernando Peixoto. Joaquim Mota e Silva aproveitou para felicitar as escolas pela participação neste programa de intercâmbio e apresentou-lhes de forma breve as potencialidades do concelho de Celorico de Basto. “Sejam muito bem-vindos a Celorico de Basto, espero que estejam a gostar de estar no nosso concelho, somos os melhores na gastronomia, temos um vinho verde de excelência, somos a capital das camélias e temos dos melhores estudantes e dos melhores professores a integrar este programa de intercâmbio” disse. O autarca, sempre em inglês de forma a facilitar a compreensão com todas as comitivas, desejou a todos uma excelente estadia e convidou-os para regressar novamente a um concelho que gosta de receber.

As comitivas dos diferentes países mostram-se gratas pela forma acolhedora como estão a ser recebidos neste concelho como nos referiu o professor responsável da comitiva de Espanha. “Estamos muito contentes por participar no programa Erasmus e muito felizes por estar em Celorico de Basto onde estamos a ser muito bem recebidos, por gente muito boa, são muito acolhedores e excelentes connosco”.

Durante a sessão o representante de cada comitiva teve a oportunidade de apresentar o seu grupo, escola, cidade e país e a forma como estão a viver este projeto de mobilidade. Cristina Castro, Coordenadora do Projeto Erasmus do Agrupamento de Escolas, disse que este é um projeto bem sucedido “patente no rosto de felicidade dos alunos que o integram. Um projeto feito inteiramente para os alunos e não para os professores”.

No final da sessão de apresentação, o Município de Celorico de Basto pelas mãos do Presidente da Autarquia entregou a todas as comitivas, alunos e professores algumas lembranças para eternizar o momento em que estiveram em Celorico de Basto mais concretamente no Município.

Os alunos de Erasmus estiveram em Celorico desde o dia 27 de janeiro e regressaram aos seus países no dia 1 de fevereiro. Durante a estadia, o Agrupamento de Escolas, anfitrião, procurou mostrar-lhes diferentes locais do norte de Portugal, tendo ficado encantados com o concelho de Celorico de Basto e as suas potencialidades, com destaque para o património natural, as camélias. De facto, e estando bem vincada a importância deste certame para o Município e o Agrupamento, todas as comitivas do programa Erasmus participaram num workshop onde aprenderam a decorar arcos que servirão para ajudar a engalanar as ruas de Celorico de Basto durante a Festa Internacional das Camélias. O resultado desse workshop foi mostrado nesta receção no Município ao Presidente da Autarquia e ao Vereador.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados