revista municipal nº 36

Município vai criar unidade de apoio a infetados com Covid 19

28-03-2020

Autarquia está a preparar edifícios municipais para receber infetados com coronavírus que não necessitem de internamento hospitalar e não possuam condições para cumprir o período de confinamento em casa.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Celoricense anunciou ontem a criação de uma unidade de retaguarda, de apoio às pessoas mais desprotegidas que venham a acusar contágio por Covid 19 e tenham que cumprir programa de isolamento, sem internamento hospitalar.

A medida, articulada com a Autoridade de Saúde Local, decorrerá no âmbito do programa Câmara Amiga e disponibilizará camas em edifícios municipais como os bungalows do parque de campismo ou o edifício da estação para os mais idosos e carenciados do concelho, que venham a ser infetados com Covid 19 e não possuam condições nas suas casas que permitam o cumprimento da obrigação de confinamento durante o período de tratamento.

Além dos edifícios, que estão a ser preparados, o município irá também disponibilizar os meios humanos e técnicos para a prestação deste serviço, cumprindo todas as normas de segurança, apoiando nos cuidados de higiene, alimentação e outros que sejam necessários durante o período definido pelas autoridades de saúde. Esta medida abrange todos os residentes no concelho, nomeadamente nas estruturas residenciais para idosos.

Para o autarca, “esta é uma importante medida de apoio aos mais idosos e mais carenciados, que salvaguarda a integridade e dignidade dos mais necessitados, que não têm, nas suas casas, condições para cumprir o período de isolamento a que estão obrigados em caso de infeção. Esta medida abrange, também, os utentes das estruturas residenciais para idosos existentes no concelho, de forma a minimizar o risco de contágio existente nestas instituições”. O Presidente da Câmara refere ainda que esta é uma medida que avança de imediato e que está já a articular com outras entidades a possibilidade de alargar esta iniciativa a outras instalações, em caso de necessidade.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados