“Músicas da Revolução” marcaram as comemorações do 25 de Abril em Celorico de Basto

26-04-2018

Foi com música, com os grandes clássicos inerentes à Revolução do Cravos de 25 de Abril de 1974, que Celorico de Basto celebrou a efeméride. O espetáculo, protagonizado por grupos locais, encheu o Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 24 de abril.

“É com música que celebramos esta data, uma data que marca a nossa história e a nossa memória, que nos deu a liberdade e a democracia” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, presente nas comemorações do 25 de Abril. “Foi também com música que se deu a revolução e por isso hoje, temos a prata da casa, interpretes e compositores locais, a interpretar músicas de grandes compositores que, de uma forma ou de outra fizeram parte desta data histórica”.

A primeira senha do 25 de Abril de 1974 lançada pela emissora nacional “E depois do Adeus” de Paulo de Carvalho e a música da revolução “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso” transmitida na Rádio Renascença foram algumas das músicas interpretadas pelos grupos convidados que protagonizaram um espetáculo que deixou o público rendido.

Pelo palco passou a Cooperartes, com mais de 60 dos seus alunos e interpretou “Recordar de Zeca Afonso com arranjo de Carlos Marques, e Libertadores de Óscar Navarro, a Universidade Sénior apresentou uma Rapsódia do 25 de Abril e Liberdade, culminando a interpretação com a apresentação da nova professora do Grupo, Helena Mendes, que interpretou melodiosamente a música “O teu poema” de José Luís Tinoco, conhecida pelo voz de Carlos do Carmo.

A noite continuou com a atuação do intérprete e compositor Zé Faria que apresentou “Trova do vento que passa” poema de Manuel Alegre e vejam Bem de Zeca Afonso. A Tuna de Arnoia apresentou “Milho verde” de Zeca Afonso e Trova do Vento que passa. Seguiu-se a atuação do Francisco Costa com a interpretação da música “Vejam Bem” de Zeca Afonso e “Primeiro dia” de Sérgio Godinho. Os Basfado, um grupo que interpreta maioritariamente fado, abriu uma exceção e apresentou “Vejam bem” e “Maria Faia” de Zeca Afonso. Os Suspensórios apresentaram “Depois do Adeus” e “Festa da Vida” de Carlos Mendes.

A terminar o espetáculo os presentes voltaram a ouvir “Depois do Adeus” agora interpretada pelas vozes do Grupo Omnis que cantaram ainda “Traz outro Amigo também”.

O espetáculo de comemoração do 25 de Abril “Músicas da Revolução” culminou com a interpretação da “Grândola Vila Morena” pelas vozes de todos os grupos e a plateia que encheu a sala.