Obra literária lançada em Celorico de Basto

04-08-2021

“ (Algumas) Memórias de Teixeira Lucas” a primeira obra literária do autor Manuel Teixeira, foi lançada este sábado, 31 de julho, no auditório do Centro Cultural prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Uma obra há muito almejada pelo autor, de 87 anos, que viu o seu sonho realizado com o apoio da autarquia de Celorico de Basto, que comparticipou a produção literária da obra.

Manuel Teixeira, conhecido por Lucas, pseudónimo, tinha um sonho, “transcrever em livro alguns dos muitos poemas que foi escrevendo ao longo da sua vida”. “Estou tão feliz e realizado pela concretização deste sonho, por ver finalmente este dia acontecer. No livro escrevo sobretudo em verso muito do que fui vivendo a nível pessoal, profissional e politico. A minha memória, apesar da idade, ainda me permite recordar momentos marcantes e que me inspiraram para a criação literária” referiu o autor. “Fiz questão de, neste dia, ter comigo duas das pessoas que mais contribuíram para evolução da minha freguesia, Basto Santa Tecla. O meu grande amigo Presidente Albertino Mota e Silva e o meu grande amigo Dr. Peixoto Lima. Dois homens que me acompanharam e permitiram que muito fosse feito na minha pequena aldeia”.

Neste livro, além da parte poética está escrito em prosa parte da história da freguesia de Basto Santa Tecla, a terra natal do autor. Teixeira Lucas procurou imortalizar neste livro as famílias, os lugares, os monumentos, as lendas e os usos e costumes daquela freguesia, para que nunca fossem esquecidos.

A cerimónia de lançamento do livro contou com um vasto leque de convidados que olham para o autor como “um homem bom, que não suscita invejas um unificador, um pacificador, e ao mesmo tempo um chato, um chato por nunca desistir de buscar o melhor para a sua freguesia, por nunca baixar os braços” disse O Antigo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Albertino Mota e Silva.

Também José Peixoto Lima, autor do Prefácio, teceu largos elogios ao autor, com quem também trabalhou durante o seu percurso como autarca. “Teria tanto a dizer sobre o Sr. Manuel Teixeira Lucas mas recordo sobretudo, a sua entrega à causa pública. Nos dias de inverno, o nosso autor levantava-se cedo para, religiosamente, acender o fogareiro que existia na escola primária para que os meninos que ali estudavam não tivessem frio enquanto aprendiam, e isto mostra a bondade do autor, a generosidade, a entrega abnegada aos outros”.

A obra estará disponível em algumas papelarias locais e pode ser adquirida em troca de um donativo de 5€,todo o valor angariado reverte a favor dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados