Obras na Rua Senador Magalhães Bastos, em Celorico de Basto, em fase de conclusão

18-10-2019

Requalificação irá permitir maior mobilidade a pessoas e veículos

A requalificação desta rua está em iminência de estar concluída faltando ultimar alguns pormenores que decorrem a um ritmo acelerado.

“Esta rua fica localizada mesmo no centro da vila de Celorico de Basto e precisava efetivamente de um melhoramento para facultar a mobilidade de pessoas e automóveis. Felizmente as obras estão a decorrer ao ritmo esperado e, em breve, voltará a ser circulável, agora nas condições devidas para todos” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O autarca salientou que qualquer obra “causa transtorno durante a sua execução, os condicionamentos do trânsito foram os principais problemas, mas a obra em si era premente quer pela criação de melhores condições de mobilidade quer pela correta e enquadrada requalificação urbana da zona mais antiga desta nossa vila”.

A intervenção passou por clarificar a faixa de rodagem, sendo esta um prolongamento do desenho urbano definido à cota mais baixa, junto à Praça Albino Alves Pereira. O desenho urbano no início desse arruamento resulta da intervenção feita naquela Praça, apontando-se o arranque deste arruamento com uma faixa de rodagem de 3,50 metros, ladeada por um passeio que acompanha a inclinação do arruamento e ainda uns degraus de granito, de modo a facilitar a circulação pedonal, uma vez que a rua é muito inclinada. A faixa de rodagem continua exatamente com o mesmo perfil, sendo esta ladeada por lancis de granito. O pavimento é em asfalto por ser considerar que é o pavimento mais adequado tendo em conta a forte inclinação do arruamento.

As áreas contíguas à faixa de rodagem são utilizadas para passeios e/ou áreas de estacionamento, mantendo-se a uma cota aproximadamente idêntica à da faixa de rodagem (1 a 2 cm acima), podendo essas áreas intersticiais – entre a faixa de rodagem e os limites de propriedade – serem conjuntamente utilizados como passeios e zonas de estacionamento.

A área de intervenção abrange ainda o largo Prof. António Alves de Moura, por se tratar de uma zona contígua à rua Senador Magalhães de Basto e por se considerar que estas duas áreas urbanas coabitam funcionalmente. Este largo já está todo pavimentado à mesma cota, conferindo-lhe um aspeto de Praça regular e homogénea por forma a ganhar características do principal espaço público da zona envolvente à Capela N.ª S.ª da Conceição.

Estas obras foram cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte num investimento elegível no valor de 170 000,00 €.