Revista Municipal nº 33

Peça de teatro “comportamentos desviantes” encerrou o mês de abril

07-05-2018

Como habitualmente, a Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto associa-se à fundação Portuguesa de Cardiologia e celebra “Maio, mês do coração”. Um mês que incidirá, para além de outras ações, em rastreios ao colesterol, aos triglicerídeos e a outros parâmetros na UMS que percorre as freguesias do concelho.

“Estas campanhas de sensibilização para a prevenção de doenças cardiovasculares procuram levar as pessoas a alterar os comportamentos que muitas vezes, contribuem para aumentar os riscos de contrair doenças cardiovasculares, que continuam a ser das principais causas de morte em Portugal” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Estamos muito atentos a este problema e por isso, procuramos que a UMS seja cada vez mais incisiva nas campanhas de prevenção, informando e dissuadindo a população para comportamentos de risco” referiu.

Para além dos rastreios cardiovasculares, a UMS promove diariamente uma mini palestra junto do público da UMS sobre o Colesterol, tema da Fundação Português de Cardiologia, e faz um coração humano seguido de uma foto. Durante o mês será apresentada uma palestra de Prevenção Cardiovascular, com um médico cardiologista da Fundação Portuguesa de Cardiologia e realizar-se-á a V Heart Run, Corrida e/ou Caminhada pelo coração, no dia 26 de maio. Duas ações direcionadas a toda a população.

“A sensibilização é fundamental para que a população adquira comportamentos saudáveis. É fundamental que tomem sempre o pequeno-almoço, que façam em média 5 refeições diárias, regradas e equilibradas, que evitem o tabaco, e que pratiquem exercício físico, tudo isto irá contribuir positivamente para evitar doenças cardiovasculares” disse Joana Teixeira, Técnica da UMS. “Claro que fatores como a idade, o sexo, a hereditariedade não podem ser modificados mas se todos os outros fatores forem devidamente levados em atenção a probabilidade de doenças cardiovasculares será, por certo, menor”.

Durante o mês de maio toda a população é convidada a participar nas atividades promovidas pela UMS, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados