Publicações
Revista Municipal nº 33
Notícias

Presidente da República inaugurou obras de requalificação e conservação em Celorico de Basto

18-09-2018

Marcelo Rebelo de Sousa, na terra onde se sente particularmente em casa, inaugurou ontem, 17 de setembro, as obras de requalificação e conservação da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto.

Também o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença neste importante momento para Celorico de Basto e para a educação nacional.

Obra de 1,5 milhões de euros inaugurada em dia de arranque de ano letivo

“Conhecemos esta escola há mais de 30 anos e estava na altura de fazer uma mudança, de criar condições melhores e mais acolhedoras para estes jovens, com condições nas salas de aula, no pavilhão gimnodesportivo, retirar o amianto e fico ainda mais satisfeito por saber que outras obras estão planificadas para as outras escolas. Estou muito feliz e felicito os celoricenses porque são eles que vão ganhar com estas obras e sobretudo estes jovens que são o futuro desta terra” enalteceu Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. Continuou dizendo que “é um salto em frente na escola, na educação, só possível graças a estes acordos de parceria entre a Câmara Municipal, o Ministério da Educação que, em uníssono, procuram dotar as escolas das melhores condições com professores jovens voltados para o futuro e com muita capacidade para ensinar. Acredito que os professores de Portugal são os melhores do Mundo e que a escola começa a ganhar uma maior autonomia curricular que lhe permite arrumar os tempos letivos de acordo com as disciplinas e as necessidades de aprendizagem”.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou os seus tempos de estudante, com memórias marcantes, e “dia de alegria para Celorico, em dia de arranque do novo ano letivo, que esperamos que seja muito bom para Portugal, é também dia que começa e recomeça o vosso futuro que é o futuro de Portugal”.

As obras de requalificação e conservação escola Básica e Secundária de Celorico de Basto resultaram de um acordo de parceria entre o Município de Celorico de Basto e o Ministério da Educação, com o apoio de fundos comunitários e foram inauguradas num dia de “grande alegria para Celorico de Basto”.

“É, de facto, um dia de grande alegria para o pessoal docente, não docente, alunos e pais que contam agora com as melhores condições para que se ensine as crianças da melhor forma, para que possam vingar e ter sucesso no mundo competitivo em que vivemos” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O autarca fez saber que é fundamental que não haja discrepância na educação entre alunos do interior e do litoral por falta de condições. Por isso, “trabalhamos com empenho para que as nossas crianças tenham todas as melhores condições não apenas na questão das instalações, mas no que respeita às refeições, ao prolongamento de horário, ao enriquecimento curricular, no fornecimento de material escolar, o desporto escolar, com o Beca a dar excelentes resultados, a música, o teatro e muito mais num trabalho de parceria com o Agrupamento de Escolas”. Alias, “trabalhamos também no combate ao insucesso escolar, um projeto dinamizado lado a lado com a Comunidade Intermunicipal. Nos últimos anos a nossa aposta na educação tem sido exemplar, com um investimento de mais de 10 milhões de euros com a construção de 4 modernos Centros escolares. Há anos atrás o que tem vindo a ser feito pela educação parecia um sonho mas com as várias parcerias, o empenho de todos, os sonhos têm vindo a concretizar-se. Hoje inauguramos mais uma obra orçamentada em 1,5 milhões de euros, fruto de uma estreita cooperação com o Ministério da Educação e com Fundos Comunitários. Temos um pavilhão fantástico, as salas estão bem equipadas, retiramos o amianto e já estamos a articular para, o mais breve possível, retirar o amianto das escolas Básicas da Mota e da Gandarela” rematou o edil.

O autarca referiu o quanto prestigiante é ter o Presidente da República nesta cerimónia, sempre muito atento às questões da Educação assim como o Ministro da Educação, reforçando o trabalho em parceria, “este ato só é possível com este trabalho conjunto, feito lado a lado”.

A cerimónia de Inauguração das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária iniciou com o descerramento da placa evocativa seguindo-se um momento musical pela Academia de Música de Basto, que interpretou “Sonhos”. Terminados os discursos protocolares a comitiva foi convidada a visitar as instalações agora requalificadas.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por