Revista Municipal nº 33

Rainha das Camélias eleita em Celorico de Basto

13-03-2018

Capital das Camélias mostra glamour em desfile de moda com criações artísticas com a camélia como inspiração

Margarida Vasconcelos foi eleita rainha das camélias

Decorreu este fim-de-semana, dia 10 de março, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, o desfile de Moda para eleição da próxima Rainha das Camélias e Princesas das Camélias. Um momento que apresentou criações originais de costureiras/estilistas locais e de concelhos limítrofes com a camélia como principal fonte de inspiração.

“Este desfile cresce de edição para edição e é cada vez mais evidente o empenho e a dedicação das participantes nas criações apresentadas, mostrando de forma categórica, verdadeiras obras de arte com a inclusão das nossas camélias, o nosso ex libris natural” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O autarca realçou a importância destes eventos na Festa Internacional das Camélias. “Este evento tem vindo a realçar e muito, a beleza inerente à Festa Internacional das Camélias, onde é promovida a arte e a imaginação das costureiras que se associam à iniciativa, este ano avaliado por um ilustre júri”. À semelhança de outras atividades promovidas no âmbito da XV Festa Internacional das Camélias, o Desfile de Moda para eleição da rainha e princesas das camélias “visa a participação ativa da população na Festa das Camélias, uma festa grandiosa, só possível com o envolvimento das gentes locais. Procuramos valorizar o nosso património natural da melhor forma, em parceria com todos os celoricenses” disse.

A desfilar estiveram 9 princesas e 12 aspirantes a rainhas avaliadas por um júri credenciado, refira-se Nuno Sá Leal, Presidente da Associação Portuguesa de Design, Maria da Graça Guedes, Docente da Universidade do Minho e fundadora do Curso de Design e marketing de moda, e Andreana Buest, Docente da Universidade do Minho.

As criações apresentadas eram na sua maioria, vestidos compridos, adornados com camélias feitos em variadíssimos materiais. Todas as princesas receberam coroa e foi consagrada Rainha das Camélias a concorrente Margarida Vasconcelos. Cláudia Marinho foi a 1º dama de honor e Marta Leite a 2º dama de Honor.

A coroar as princesas, a rainha e as damas de honor esteve o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, o Presidente da Assembleia Municipal, António Manuel Marinho Gomes e o Vereador da Cultura, Fernando Peixoto.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados