Revista Municipal nº 33

Redes Wi-fi irão cobrir centro histórico e locais de maior afluência turística da vila de Celorico de Basto

07-11-2018

Projeto de implementação de uma rede WI-FI inteligente será implementado na Praça Albino Alves Pereira, na Praça Cardeal D. António Ribeiro e na Estação de Celorico de Basto. O mesmo advém de uma candidatura submetida e aprovada à Linha de Apoio à Disponibilização de redes WI-FI do Turismo de Portugal.

“Vivemos na era das cidades inteligentes, em que tudo é cada vez mais tecnológico e acessível. Em Celorico de Basto sentimos que a cobertura WI-FI, tendo em conta o elevado fluxo de utilizadores de dispositivos móveis, precisava de ser melhorada permitindo um acesso rápido e simples a conteúdos informativos que beneficiassem os munícipes e os turistas” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

A implementação desta rede Wi-Fi compreende a aquisição de fornecimento e montagem de três Smart spots, respetivos acessórios e elementos de ligação, do hardware e do software que assegurarão a gestão integrada da rede. Um investimento total no valor 58.117,50€ com um financiamento de 42.525.00€ do Turismo de Portugal.

Estes smarts spots serão alimentados a energia renovável (solar) e por um lado fornecerão iluminação pública local, sinalética e informação sobre o meio ambiente e por outro lado Wi-Fi, carregamento de telemóveis e informação ao munícipe.

“Estes postes inteligentes serão uma mais-valia para os munícipes e para o próprio meio ambiente. Numa altura em que muito se fala do aquecimento global é muito importante que se utilizem o mais possível as energias renováveis na ótica da salvaguarda do meio ambiente promovendo um ambiente puro onde todos se sintam bem” reforçou o autarca.

Esta rede wi-fi permitirá o acesso gratuito à internet por todos os computadores e dispositivos móveis de forma gratuita, bastando aos utilizadores um registo simples.

.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados