Revista Municipal nº 33

Regadios de Celorico de Basto reabilitados a curto prazo

09-11-2018

O Regadio de Bouças, o Regadio de Carrazedo e o Regadio de Britelo vão ser reabilitados. O Município de Celorico de Basto submeteu e viu aprovados os projetos candidatos ao Programa de Desenvolvimento rural, PDR 2020, para beneficiação e reabilitação dos respetivos regadios.

Três projetos distintos todos com o mesmo objeto. Observadas as patologias que se prendem sobretudo com a degradação dos canais, que levam a perdas significativas de água, a falta de sistemas eficientes de comportas e falta de limpeza dos canais que dificultam o normal escoamento das águas pretende-se com estes projetos proceder à limpeza dos regadios e à melhoria das condições de escoamento, nomeadamente a reparação dos canais existentes e em alguns casos a realização de novos. A colocação de comportas para uma melhor gestão da água, e a desmatação e limpeza do traçado de cada regadio, na largura de 2mts para cada lado, de forma a permitir a boa execução dos trabalhos no leito.

“A agricultura é cada vez mais um setor de sustentabilidade para muitas famílias, um setor cada vez mais competitivo e atrativo mas ainda, francamente desaproveitado, pela falta de apoios e incentivos. Com a reabilitação destes regadios prevê-se um aumento significativo dos caudais disponíveis para rega mas também uma melhoria significativa das condições de exploração das terras” disse Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O Regadio de Carrazedo situa-se na união de freguesias de Britelo Gémeos e Ourilhe, apresenta uma extensão de 1263m em dois ramais e cotas distintas, rega uma área de cerca de 20,02 hectares pertencentes a 11 proprietários e explorada por 12 agricultores e a sua reabilitação terá um custo de 49.999,95€, cofinanciado pelo Fundo Europeu Agrícola do Desenvolvimento Rural, FEADER.

O Regadio de Britelo situa-se também na união de freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, com uma extensão de 2696m, rega uma área de cerca de 31,36 hectares, pertence a 28 proprietários e é explorada por 15 agricultores. A reabilitação deste regadio custará 114.999,94€ cofinanciado pelo FEADER.

O Regadio de Bouças fica situado na união de freguesias de Canedo de Basto e Corgo, apresenta uma extensão total de 652m, rega uma área de cerca de 15 hectares pertencentes a 9 proprietários e explorada por 10 agricultores. A reabilitação deste regadio foi orçamentada em 37.500,00€ cofinanciado pelo FEADER.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados