Truta de quase 2kg pescada em Celorico de Basto

22-03-2018

A Concessão de Pesca Desportiva do Rio Freixieiro premiou este fim-de-semana, dia 18 de março, dois pescadores com uma truta de quase 2kg.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto requereu, em 2012, ao Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território uma concessão de pesca, no rio Freixieiro, na extensão de 4,8 km, desde o Lugar de Mosqueiros (ponte da raposa) até ao lugar da Lage.

“As condições de excelência do Rio Freixieiro permitem o devido repovoamento de espécies próprias para esta concessão levando a um crescendo de pescadores nesta área” disse o autarca, Joaquim Mota e Silva

De facto, depois de um período de 3 anos em que a pesca esteve impedida, para ações de repovoamento, o espaço foi aberto levando a grande afluência de pescadores. Os repovoamentos promovidos pelo Município de Celorico de Basto foram feitos com as espécies próprias da zona ecológica da massa de água em que a concessão de pesca desportiva se encontra inserida, ou seja, com salmonídeos (truta). Estes repovoamentos são previamente programados e a sua realização é solicitada previamente ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Daniel Ferreira, Pescador assíduo desta concessão de pesca, pescou este fim-de-semana, dia 18 de março, uma truta com 1, 950kg, que o encheu de satisfação. “Já pesquei trutas do mesmo tamanho e até maiores em barragens mas em rio foi a primeira vez” disse admirado. “Dedico os meus tempos livres à caça e à pesca e tenho por hábito, já há muitos anos, mesmo antes da concessão, vir pescar para esta zona do Freixieiro. Vimos propositadamente de Felgueiras e destra vez tivemos uma surpresa”.

A pesca desportiva nesta concessão é permitida a quem estiver munido de uma licença especial diária, passada pela Câmara Municipal. Para a obtenção da licença especial diária é necessário a apresentação da respetiva Licença de Pesca Desportiva, válida para a área do concelho de Celorico de Basto, à exceção dos pescadores desportivos estrangeiros não residentes no país.

O custo destas licenças especiais diárias, assim como o número máximo permitido, os dias de pesca previstos, o número de espécies a pescar e os processos de pesca são fixados em cada ano e publicitado através de edital, o qual é fixado nos locais do costume, depois de aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.