Revista Municipal nº 33

Celorico de Basto com Festa de Natal Sénior

21-12-2017

Mais de 800 idosos participaram na iniciativa

Decorreu ontem, 20 de dezembro, a Festa de Natal Sénior proporcionada pela Câmara Municipal de Celorico de Basto a mais de 800 idosos do concelho. Uma festa que procurou incrementar o espirito natalício e o sentimento de partilha e pertença a uma mesma comunidade.

“Que bom que é estar aqui com o sentimento de unidade, de partilha, de querer estar juntos a celebrar a época de natal. Uma quadra festiva que nos junta, ano após ano, para celebrar o que mais importa, os sentimentos positivos que devemos privilegiar não apenas no Natal mas todos os dias do ano” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, após a celebração eucarística. “É fundamental que os sentimentos positivos prevaleçam. O amor, a compaixão, a ajuda, a partilha, o apoio, o auxilio, a solidariedade devem prevalecer nos corações de cada um certos de que, os sentimentos negativos nada trazem de bom e apenas nos ocupam o interior que deve estar ocupado com amor, generosidade e carinho ao próximo”. O autarca refletiu ainda na importância de viver diariamente com a certeza de que vale sempre a pena. “Devemos viver com a consciência de que a vida vale a pena e que devemos continuar, com energia, com vontade, mesmo nos momentos mais difíceis, e não estamos sós, há pessoas que se preocupam, que se interessam e que demonstram essa preocupação quando nos batem à porta e nos incentivam a seguir em frente”.

Joaquim Mota e Silva desejou a todos os presentes que “de forma renovada partilhem este sentimento de união, que deve prevalecer nesta comunidade. E nesta quadra festiva desejo a todos um melhor e um santo Natal e que 2018 traga a cada um o que mais deseja, o que mais precisa, e o que mais ambiciona e que consigamos celebrar a vida, um dia de cada vez, vivendo com sentimentos positivos”.

A festa de Natal Sénior iniciou com a eucaristia presidida pelo arcipreste de Celorico de Basto, Albano Costa, co-celebrada com o Padre Parcidio Rodrigues e o Padre Carlos Macedo.

O arcipreste de Celorico de Basto agradeceu a presença de todos que “fizeram o possível para participar na eucaristia e com um só coração e uma só alma dar graças a Deus por tudo aquilo que nos concedeu no ano que está a terminar”.

Seguiu-se um almoço de Natal para todos os presentes, com iguarias próprias da quadra vivida.

A Festa de Natal Sénior terminou com os Coros de Natal do Celorico a Mexer, uma iniciativa que levou ao palco os grupos que integram o programa Celorico a Mexer e que cantaram os grandes clássicos de Natal. Refira-se a música “É Natal …Há uma estrela a brilhar”, “Boas Festas”, “Aleluia”, “Menino Jesus”, “Toca um sino… Toca um hino”, “É Natal, Cristo nasceu”, “Amor à minha volta”, “É Natal”, “Em Belém”, “Meia-noite Dada”, “É Natal de Jesus”, “Porque é Natal”, e “o Caminho”.

“Foi um dia de muita alegria e confraternização. Os nossos idosos estavam felizes e isso deixa-nos particularmente bem, por fazermos o melhor possível para lhes conceder momentos memoráveis” disse Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados