Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto associa-se à campanha “onda rosa” da Liga Portuguesa contra o cancro

15-10-2019

Prevenir e sensibilizar são os objetivos

De hoje e até ao final o mês de outubro o tema de sensibilização da Unidade Móvel de Saúde, junto dos seus utentes, das freguesias do concelho de Celorico de Basto, será o cancro da mama, numa associação à campanha “Onda Rosa” da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama.

Em Borba da Montanha, a técnica da UMS, Joana Teixeira, afirmou que o objetivo destas ações é “promover a consciencialização sobre a doença, com informações concretas que podem ser úteis e fazer a diferença. Na UMS incentivamos as pessoas ao autoexame e ensinamos a fazê-lo e à participação nos rastreios promovidos pela liga. É urgente que as pessoas tomem consciência que o cancro da mama é um problema grave e que, se o diagnóstico for feito atempadamente as hipóteses de sucesso serão muito maiores”.

No mesmo sentido, Daniela Silva, também técnica da UMS, esclarece que “depois da menopausa, é importante que haja uma preocupação acrescida relativamente a esta problemática, e caso se verifique alguma anomalia, qualquer alteração na mama ou no mamilo, é fundamental a consulta junto do médico de família que após os exames específicos, mamografia ou ecografia mamária, fará o despiste e caso se justifique encaminhará o utente para uma ajuda mais especializada”.

A prevenção é o primeiro passo para vencer o cancro e por isso, todos os utentes são informados pelas técnicas e através de flyers, dos sintomas ou sinais de alerta como nódulos, retração da pele, secreção ou perda de líquidos pelo mamilo, alteração da cor, espessura ou textura da pele da mama, retração ou alteração de posição ou forma de um mamilo. É também importante não esquecer outros fatores que aumentam a probabilidade de vir a ter a doença como os antecedentes familiares, a idade, a obesidade, o consumo de álcool e o tabaco e por isso, são também incentivados à prática de exercício físico e a uma alimentação saudável como formas de contrariar o aparecimento da doença.

Para Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, estas ações de sensibilização “são cada vez mais importantes e necessárias para consciencializar para o combate a um problema de saúde pública, com 11 novos casos diagnosticados por dia, com mais incidência nas mulheres. Não podemos ser indiferentes e não podemos pensar que só acontece aos outros, é preciso agir, prevenir, perceber os sinais e não deixar que o tempo corra porque raramente corre a favor, um diagnóstico precoce pode salvar vidas. A UMS tem vindo a fazer um trabalho exemplar na consciencialização desta e de outras problemáticas e torna-se cada vez mais importante quando falamos em questões de saúde”.

Durante esta quinzena, os utentes da UMS, homens e mulheres, receberão o laço rosa, desenvolvido pelos utentes do programa da Câmara Municipal, Celorico a Mexer, que simboliza a luta contra o cancro da mama, numa extensa campanha de sensibilização.

Um símbolo que os idosos que acodem à UMS recebem com carinho e conscientes da importância da prevenção. “Estou sempre muito atenta à saúde, tenho feito mamografias de forma regular e já tive que ir ao IPO porque verificaram alguns nódulos estranhos, felizmente não é nada grave mas agora, já daqui a 6 meses, terei que voltar a fazer novo exame, só para prevenir” disse Fernanda Dias, utente da UMS de 62 anos.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por