Boletim Municipal nº34/2018

VI Heart run encerrou mês dedicado à sensibilização para problemas cardiovasculares

30-05-2019

Centenas de pessoas participaram, no dia 25 de maio, na VI Heart Run, corrida e/ou caminhada pelo coração, uma iniciativa inserida na campanha “Maio, mês do coração” promovida pelo Município de Celorico de Gasto e pela UCC Mãos Amigas através da Unidade Móvel de Saúde.

Durante o mês de maio os utentes da UMS participaram nos rastreios ao colesterol e aos triglicerídeos para além de avaliação de outros parâmetros.

Como habitualmente a UMS associou-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia e ao tema “Insuficiência Cardíaca” e desenvolveu, ao logo do mês de maio, uma série de iniciativas direcionadas à sensibilização e a consciencialização. A heart run é uma atividade direcionada a toda a população e que procura mostrar “de forma clara, a importância da prática de exercício físico na prevenção para problemas cardiovasculares”.

“Praticar desporto regularmente e manter uma alimentação equilibrada são comportamentos preventivos cruciais quando estamos a falar de problemas cardiovasculares” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca consciente da importância destes rastreios e deste tipo de sensibilização destaca o trabalho da UMS como um trabalho necessário e emergente tendo em conta a vida acelerada das populações de hoje. “O estilo de vida das nossas populações tem vindo a alterar-se com o passar dos anos, e se há aqueles que se preocupam com a saúde e por consequência, adquirem comportamentos saudáveis, existem muitos outros que não estão minimamente sensibilizados, que mantêm uma alimentação pouco saudável, que não praticam exercício físico, que se esquecem até, de realizar exames de rotina. Sensibilizar ainda é fundamental para a prevenção” reforçou o edil celoricense.

“A Heart run decorre pelo sexto ano consecutivo sempre com o mesmo percurso, com aproximadamente 8kms, em formato de coração por entre paisagens únicas, onde se privilegia o contacto com a natureza, o desporto e a promoção de estilos de vida saudáveis, que é esse o alerta que queremos deixar com esta ação nesta campanha anual no âmbito da intervenção da Unidade Móvel de Saúde,”, disse Helena Martinho Costa, Coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde da Câmara Municipal.

Este ano para além da Heart Run, da informação distribuída pelas populações com Flyers e cartazes, a sensibilização promovida nas plataformas digitais e outras plataformas publicitárias e dos rastreios na UMS, a sensibilização incidiu também nos mais jovens que aprenderam através de uma música, o Suporte Básico de vida.

“Esta foi a forma divertida e pedagógica de ensinar uma prática que pode salvar vidas se for realizada atempadamente, o Suporte Básico de Vida. Direcionamos a nossa tenção para as crianças que muitas vezes se vêm em casa, sozinhos e com um adulto no chão, sem saber o que fazer, que procedimento adquirir. Por isso, ensinamos a pedir ajuda porque poderão, com este comportamento simples, evitar problemas maiores” disse Joana Teixeira, Técnica da UMS. “Foi um mês dedicado à sensibilização para comportamentos saudáveis com um alerta particular aos sinais e sintomas da insuficiência cardíaca. Os problemas cardíacos continuam a ser a maior causa de morte e por isso, existem comportamentos que não podem ser negligenciados”.