Boletim Municipal nº34/2018

Vila de Celorico de Basto rendida à folia do Carnaval

06-03-2019

Centenas de pessoas deslocaram-se, no dia 01 de março, à vila de Celorico de Basto para ver de perto os foliões oriundos do Centro Escolar de Celorico de Basto, da Creche e do CAO da Associação de Solidariedade Social de Basto e do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia.

Um momento de folia para participantes e plateia como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, presente na iniciativa e colaborante com a iniciativa. “Estas tradições devem ser preservadas sobretudo pela alegria que os participantes emanam durante o cortejo”. Um cortejo que atraiu centenas de pessoas à vila de Celorico de Basto e que, como referiu o autarca, “demonstra o trabalho das diferentes entidades na organização do mesmo, com trajes bem conseguidos, arrojados e que deixaram o público certamente agradado”.

Do Centro Escolar da Vila participaram 14 turmas que tiveram como tema as mais belas histórias infantis desde a gata borralheira, a Cinderela, a Alice no País das maravilhas, o Aladino, os 101Dalmatas, a bela adormecida, entre outras. Segundo a Coordenadora do Centro Escolar da vila, Maria José Carvalho, vestida de fada madrinha, “vale muito a pena participar nesta iniciativa basta olhar para a cara dos pais”. Uma iniciativa que demorou cerca de um mês a ser preparada, “desde reuniões à preparação mas que contou com uma intensa colaboração dos pais e encarregados de educação”, referiu.

O CAO – Centro de Atividades Ocupacionais e a creche da Associação de Solidariedade Social de Basto mascaram-se de “Anos 50”. “Neste desfile procuramos retratar os Anos 50, um tema simples que demorou cerca de 2 meses a ser preparados para conseguirmos apoiar os nossos utentes e ao mesmo tempo preparar o carnaval” referiu Natália Lage, coordenadora técnica do CAO. Segundo a técnica, os adereços irão sofrer algumas alterações para participarem no desfile das camélias agendado, para dia 17 de março.

Já o infantário da Santa Casa da Misericórdia, que abriu o cortejo, inspirou-se no filme infantil Frozen e mascarou os foliões de Olaf, uma personagem do filme.

Há mesma hora decorreu o cortejo de Carnaval em Fermil de Basto, à tarde decorreram os cortejos na Mota e na Gandarela, com centenas de pessoas a assistir ao carnaval das escolas.