Publicações
Revista Municipal nº 33
Notícias

Volta de Apoio ao emprego em Celorico de Basto

28-09-2018

O Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa recebeu no dia 27 de setembro, a Volta de Apoio ao Emprego e apresentou o tema “Melhoria da Empregabilidade em Contexto Europeu” aos jovens desempregados presentes.

Com o objetivo de esclarecer, informar e orientar a Europe direct em parceria com o Município de Celorico de Basto, o Clds 3G cuja entidade gestora e  Associação de Solidariedade Social de Basto, apresentou em Celorico de Basto vários temas voltados para a empregabilidade em contexto europeu.

Durante cerca de 1h30 foram abordados temas como Oportunidades de Mobilidade na Europa com ênfase para a Agência Erasmus+ e a hipótese de vislumbrar uma oportunidade de emprego no exterior. O Kit Europass do Centro Nacional Europass, “Trabalhar na Europa: por onde começar” a cargo da Rede Eures e IEFP e os Serviços Sociais de Apoio ao Emprego promovidos em Celorico de Basto.

Todos os temas abordados suscitaram interesse dos presentes com indicações muito concretas e objetivas sobre o meio e forma de atuar quando está em causa a empregabilidade em contexto europeu.

Helena Martinho e Costa, Coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto, apresentou os serviços Sociais de Apoio ao Emprego promovidos pelo Município realçando o GAE, Gabinete de Apoio ao Emigrante, e o trabalho desenvolvido pelo CLDS 3G. “Antes de mais é importante referir que todos nós integramos a Europa e como tal a livre circulação permite-nos uma série de facilidades em todos os contextos inclusive questões laborais. Relativamente ao GAE é importante referir que é um serviço que visa apoiar o emigrante no sentido de encontrar soluções para os seus objetivos sobretudo quando estão causa questões profissionais, viuvez, reforma, invalidez e dar respostas concretas aos que pretendem emigrar pela primeira vez como aqueles que pretendem regressar ao seu país de origem. Todos os direitos e deveres são esclarecidos de forma criteriosa” disse. Paralelamente ao GAE, Helena Martinho referiu também o CLDS como um programa muito importante que trabalha “diretamente com os desempregados no sentido de os orientar para questões laborais sejam elas em contexto local, nacional ou internacional. O importante é dar a conhecer e orientar para colmatar as situações de desemprego” salientou.

A sessão foi concluída pelo Secretário Executivo da CIM-TS, Telmo Pinto.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por