Publicações
Revista Municipal Nº 29
Notícias

XIV Festa Internacional das Camélias atraiu milhares de pessoas a Celorico de Basto

20-03-2017

“Estamos muito satisfeitos com o resultado de todo o trabalho em volta da marca “Celorico de Basto Capital das camélias”

Os três grandes dias da Festa Internacional das Camélias decorreram este fim-de-semana, de 17 a 19 de março, e contaram com a presença de milhares de pessoas a circular pelo concelho e pela vila de Celorico de Basto.

“É de facto uma alegria ver tanta gente em Celorico de Basto para participar na Festa Internacional das Camélias. Foi uma festa que cresceu substancialmente e que nos coloca com uma responsabilidade acrescida agora que somos a Capital das Camélias” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Só podemos estar gratos pela participação generalizada da população local, incluindo o agrupamento de escolas, instituições e empresas locais, que se empenharam em decorar as ruas e em tornar a nossa vila ainda mais florida”. O autarca agradeceu também a participação de todos nas diferentes atividades desenvolvidas ao longo desta festa nomeadamente os murais, o desfile temático, o mercado, os espantalhos, a exposição/concurso de camélias, o desfile de moda e muitas outras ações promovidas em paralelo. Joaquim Mota e Silva caracterizou esta festa como a mais internacional de todas. “A Capital das Camélias está finalmente no mapa daqueles que gostam, produzem e colecionam camélias e neste ponto não posso deixar de realçar a presença de tantos espanhóis provenientes da Galiza que participaram ativamente nesta festa sobretudo, na exposição/concurso e no mercado das camélias”. Concluiu dizendo que “não podíamos estar mais satisfeitos, tivemos milhares de visitantes e sentimos que o comércio local tem dificuldade em acolher todos estes turistas, tal a afluência. O nosso alojamento e restauração esteve completamente lotado sinal de que o destino “Celorico de Basto Capital das Camélias” está a ganhar notoriedade e a tornar-se roteiro de eleição para muitos turistas.

A XIV edição da Festa Internacional das Camélias iniciou na sexta-feira com uma receção simbólica que incluiu momentos de poesia e recebeu os participantes do raid das Camélias. No sábado, dia 19, foi destaque a abertura da Exposição/Concurso de Camélias que premiou o melhor Cultivar de Origem Portuguesa atribuído a Panagiotis Giannelos de Sto. Tirso, o melhor Conjunto de Camélias com o 1º prémio para Pilar Bargiela da Galiza, Espanha, o 2º prémio foi para José Freire da Galiza, Espanha e o 3º prémio foi entregue à Casa das Camélias de Boiro A Corunha, Espanha. O prémio de Melhor exemplar de Camélia Japónica foi atribuído à Camélias de Basto – Turismo Rural de Celorico de Basto, o prémio de Melhor Exemplar de Camélia TReticulata foi atribuído a Fernando Vila Gómez – Vilagarcia de Arousa, Espanha. E o prémio de Melhor Exemplar de Camélia Hibrida foi atribuído à Casa do Souto em Seidões, Fafe. No que respeita à decoração de mesas com camélias o 1º prémio desta categoria foi atribuído à Afectos – Organização de Eventos em Mondim de Basto, o 2º prémio foi para a Casa do Campo de Celorico de Basto e o 3º prémio foi atribuído ao Grupo Coral de Britelo de Celorico de Basto.

À noite decorreu o desfile de moda para eleição da Rainha e da Princesa das Camélias. No domingo a Festa continuou ao rubro com um desfile temático protagonizado pelo Agrupamento de Escolas, pela Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, pela Santa Casa da Misericórdia, pela Associação de Solidariedade Social de Basto e por outras entidades que se quiseram associar. Neste dia foi ainda destaque o programa da TVI “Somos Portugal” que procurou mostrar as especificidades da Festa Internacional das Camélias.

Recordar ainda que durante este fim-de-semana teve lugar o III Raid das Camélias promovido pela Emotions, visitas aos jardins de Camélias, e a Caminhada das Camélias organizada pela associação Basto Move.te.

Até ao dia 31 de março a Capital das Camélias continua com atividades direcionadas às camélias com destaque para o dia 25 de março com o Grandioso Baile das Camélias e dia 31 de março com a conferência “Camélias – Património e Potencial”.

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por