XIX Festival de Folclore do Rancho Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego

21-08-2019

Demonstrações de folclore animaram a freguesia do Rego, em Celorico de Basto, no dia 17 de agosto, a partir das 21h00, um festival que acontece, usualmente, antes das festividades da freguesia, a Festa da Sra. da Saúde conhecida como Lameira de Agosto, e a Festa de S. Bartolomeu do Rego.

Este festival acontece pelo XIX ano consecutivo e procura “apresentar a todos os presentes, verdadeiras demonstrações de folclore. É um festival muito rico, com a presença de grupos de folclore de várias regiões do país, que nos fazem viver intensamente as tradições do folclore” disse Adélia Vaz, do Grupo anfitrião, o Rancho Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego. “ É com muita alegria que verificamos esta moldura humana a assistir a este festival, é sinal que estas tradições estão bem vivas e que continuam a fazer parte, de forma bem enraizada, da cultura local”.

Este festival teve lugar junto à igreja de S. Bartolomeu do Rego e contou com as atuações do anfitrião, o Rancho Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego, do Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra, o Rancho Folclórico de Louredo e Fregim, a Rusga de S. Miguel de Gonça e o Rancho Folclórico Martim de Freitas.

Foram 4 horas de verdadeiras demonstrações de folclore a presentar todos os presentes que se mantiveram até ao final do espetáculo.