Boletim Municipal nº34/2018

XXII Feira de Artesanato e Gastronomia em Celorico de Basto arranca esta hoje

14-08-2019

Está tudo pronto para dar início a mais uma Feira de Artesanato e Gastronomia em Celorico de Basto. A cerimónia de abertura decorre hoje, quarta-feira, pelas 18h00, junto à entrada do Mercado Municipal.

De hoje a 18 de Agosto a vila de Celorico de Basto ganha um fator de atração extra com um dos certames mais requisitados por residentes, visitantes e turistas. Um certame que conta com 150 Expositores entre artesãos, produtores de vinho verde local, restauração e outras iguarias.

“Está tudo a ser ultimado para darmos início à XXII Feira de Artesanato e Gastronomia, um certame que prima pela excelência, com artesanato da melhor qualidade e representativo de todo o país” disse Joaquim Mota e silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O edil celoricense destaca também a gastronomia e os vinhos verdes locais que estarão presentes no certame. “À semelhança do artesanato teremos a melhor gastronomia e vinho verde de excelência representativo de todo o concelho. Este é um certame muito aguardo por todos desde residentes, a visitantes, emigrantes e turistas pelo convívio que o mesmo proporciona, com um cartaz cultural desenvolvido para aumentar ainda mais essa atratividade.”

Serão 5 tardes/noites plenas de animação, degustação de produtos enogastronomicos, convívio e valorização de várias artes. Um certame também importante para a economia local como destaca Joaquim Mota e Silva. “Este certame mexe de forma muito positiva com a economia local. Felizmente, Celorico de Basto é sempre atrativo nos meses quentes de Verão, sobretudo pela chegada dos milhares de emigrantes que regressam à terra, mas também pelos muitos turistas que gostam do conforto do turismo de natureza, da tranquilidade e, particularmente, da riqueza das atividades promovidas. Por estes dias o alojamento está esgotado, a restauração não tem mãos a medir, tal a procura, e o comércio também vê as suas vendas a crescer. Efetivamente, este tipo de iniciativas são muito procuradas por todos e de ano para ano mostram-se um verdadeiro sucesso”.

Pela Feira de Artesanato e Gastronomia passarão o grupo Tamegaitas, o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo, o Grupo de Cavaquinhos de Arnoia, o Rancho Folclórico Amigos do Castelo, a Farrafanfarra, o Grupo de Concertinas Viva Moreira, os Zamburra, os Somos Minho, os Amigos das Tainadas, os Raízes do Minho do Luxemburgo, o Cancioneiro do Alto Minho do Luxemburgo, os Antromilho, o Grupo de Concertinas Viva Moreira, os Gruilha e a Tuna de Arnoia.