Publicações
Revista Municipal nº 33

Gestão Urbanistica

Resíduos Sólidos Urbanos


Os resíduos sólidos constituem um problema ambiental por duas razões principais: por um lado, a sua quantidade é muito grande e não pára de crescer, por outro, os resíduos podem conter elementos muito agressivos e perigosos que, individualmente ou reagindo entre si formando novos elementos, podem gerar impactes negativos muito graves para o meio natural receptor e para a saúde pública. 
Neste âmbito a Câmara Municipal de Celorico de Basto tem um conjunto variado de serviços nesta área, nomeadamente: 
Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos 
A recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Fornecimento, Manutenção e Lavagem de Contentores é assegurada pela empresa SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, desde 25 de Fevereiro de 2008. 
Os resíduos sólidos urbanos, equiparados a resíduos sólidos domésticos, produzidos pelas pessoas em casa, nos escritórios e em estabelecimentos comerciais do concelho de Celorico de Basto são recolhidos diariamente na Vila de Celorico de Basto, 3 vezes por semana nos centros 
de Fermil, Gandarela e Mota e 2 vezes por semana nas restantes zonas. No que respeita à lavagem dos contentores esta é efectuada duas vezes por ano nos meios rurais e 4 vezes por ano nos centros urbanos. 
Neste momento encontram-se instalados na área geográfica de Celorico de Basto 660 contentores de 800 e 1000 litros para deposição indiferenciada de resíduos. 
Em 2007 foram recolhidos em Celorico de Basto 4 009 480 Kg de RSU o que corresponde à produção de 0.6 Kg de resíduos sólidos urbanos por habitante por dia, o que significa quase 216 Kg por habitante, por ano. 
A média nacional de produção de resíduos diária é de 1,3 Kg por habitante. 
Comparativamente a 2006, a produção de RSU teve um aumento de 1.8% (recolheram-se mais 6 toneladas).

 

Perguntas Frequentes

Quero desfazer-me de um monte de entulho. Posso depositá-lo no contentor do lixo?
Não. Deve contactar a Resinorte (255320250) para obter informações.

Que devo fazer para me desfazer de um frigorifico, um colchão ou uma máquina de lavar?
Deve contactar a Câmara Municipal, através da sua de atendimento gratuita, 800 207 302 e agendar um dia e hora para ser feita a recolha do Resíduo de equipamento eléctrico e electrónico (REEE) ou o monstro que se pretende desfazer.

Necessito de um contentor ou de substituir o existente. Onde posso fazer o meu pedido?
Pode solicitar à Divisão de Ambiente e Recursos Naturais, através do número grátis, sendo posteriormente avaliada a situação em conjunto com a empresa que efectua a recolha, a SUMA.

Que tipo de resíduos recolhe a Câmara?
Actualmente a Câmara faz recolha, quando solicitada de óleos alimentares usados (OAU), vidro, papel e cartão, embalagens, monstros, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por