Publicações
Boletim Municipal nº37
Notícias

Castelo de Arnoia, em Celorico de Basto, com encontro comunitário entre artistas e residentes

17-06-2021

É já no próximo sábado, 19 de junho, a partir das 15h00, que o projeto Aldear estaciona no Castelo de Arnoia com uma a apresentação de um projeto comunitário, onde se valoriza as relações intergeracionais e se revelam as memórias da atualidade.

 Este será o dia de apresentar ao público o resultado de projetos artísticos participativos desenvolvidos nos últimos meses. A comunidade local junta-se às equipas artísticas em residência e convida o público a juntar-se para uma tarde de celebração e partilha.

O programa inicia pelas 15h00, na rua do Castelo com a apresentação d “O nosso Museu” criação comunitária organizada pelo Colectivo Espaço Invisível. Pelas 16h00, a atividade desenrola-se no Largo do Fontanário com a atividade Mesa-Masseira – Centro Cívico promovida pela Heurtebise. Às 16h30 seguimos para o Tanque Comunitário e caminhamos até à Forca, uma caminhada estafante “UFA” orientada pela associação “Burilar”. Todas as ações são desenvolvidas com estreita cooperação e participação da comunidade local.

Recorde-se que esta ação é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

 “Estas ações são cruciais para a manutenção da cultura de um local pleno de história e memória. A comunidade local mostra-nos o saber de outrora ligado à cultura atual, numa interligação muito importante entre gerações que perpetuam o que melhor identifica uma comunidade” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Efetivamente, “a nossa Comunidade está orientada para fomentar os usos e costumes de uma comunidade como um todo”.

 O convite está feito, a atividade desenrola-se de acordo com as normas impostas pela DGS sendo obrigatório uso de máscara e a observação das regras de distanciamento entre os participantes.

Importa reforçar que a entrada é gratuita, condicionada à lotação dos espaços.

 O acesso à mesa – centro cívico efetua-se por ordem de chegada, com circulação de público em função das saídas de espetadores.

O acesso ao percurso artístico e à criação comunitária efetua-se mediante o levantamento de senha (no “infopoint”), no dia do encontro comunitário, por ordem de chegada, a partir das 14h30.

 

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por