Celorico de Basto avança com colocação de 550 armadilhas para a vespa velutina

15-04-2021

Medida preventiva abrange todo o concelho, tem objetivos de curto e médio prazo e será implementada com as Juntas de Freguesia, esperando-se uma redução de 80% na criação de novos ninhos deste inseto predador.

Celorico de Basto tem sido fortemente assolado com a presença da vespa velutina, predadora da abelha europeia, com a população a solicitar, de forma assídua, a intervenção da proteção civil municipal que, em 2020, destruiu mais de 450 destes ninhos em todo o território do concelho.

Esta atitude preventiva, adotada pela primeira vez pelo município de Celorico de Basto, permitirá salvaguardar a destruição das colmeias e que os apicultores possam laborar nas melhores condições, potenciando a produção de mel.

A colocação das armadilhas será realizada junto dos apiários, permitindo capturar a rainha, impedindo assim a criação de novos ninhos que se desenvolvem nesta altura do ano.

Uma ação que irá permitir uma redução “entre 70 a 80% de ninhos de Vespa Asiática, trazendo benefícios económicos, de saúde pública e de proteção da nossa biodiversidade” disse Joaquim Mota e Silva.

Para o edil celoricense “esta é uma nova abordagem, com um investimento reduzido, mas que irá produzir, a curto e médio prazo, um grande impacto na natureza e na qualidade de vida do nosso concelho.

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados