Celorico de Basto inaugura Centro de Recolha Oficial de Animais de companhia

03-05-2021

Espaço moderno e com todas as condições para acolher animais errantes/vadios

“Este centro de recolha oficial de animais de companhia de Celorico de Basto é um espaço com todas as condições para o acolhimento, promoção do bem-estar e adoção dos animais de companhia. Ao mesmo tempo, assegura a segurança e tranquilidade das populações, um importante passo em termos de saúde pública, numa interligação próxima entre os serviços e a população, reforçando também, a promoção e sensibilização para o respeito dos direitos dos animais” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

De facto, este é um serviço complementar à inerente missão das populações que devem cuidar devidamente dos seus animais dando-lhes os cuidados devidos, salvaguardando os seus direitos. Importa observar que todos os animais recolhidos pelo CRO são devidamente tratados, higienizados e registados ficando, dentro do prazo definido na lei, disponíveis para adoção.

Este CRO irá funcionar numa primeira fase para a recolha e proteção dos animais, com zonas de exercício e sociabilização e área de tosquia e higienização, e prevê-se, a curto prazo, a instalação de equipamentos para a prestação de outros serviços como um bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos e sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados.

Esta obra decorreu de um parecer favorável da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e foi adjudicada no valor de 101 161,10€. Contou com um apoio de 43 782,24€, financiado pelo Orçamento de Estado, através de um contrato-programa assinado entre o Município de Celorico de Basto, a Direção-Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados