Celorico de Basto na fase final da eficiência energética na iluminação pública

25-06-2021

Candidatura aprovada para a instalação de 4900 luminárias led nas várias freguesias do concelho até ao final de 2021

Município de Celorico de Basto está a apostar, com um forte investimento, na promoção da racionalização dos consumos energéticos na rede de iluminação pública, reduzindo os consumos de energia e as emissões de CO2.

Trata-se de uma intervenção de natureza infraestrutural utilizando-se materiais e equipamentos novos, da melhor qualidade e de acordo com as especificações estabelecidas pelas normas de segurança europeia. Um investimento que se propõe atingir dois objetivos concretos, em primeiro lugar a poupança de 161,946,41€/ano na fatura de IP paga pela autarquia resultante da redução do consumo em 1.156.760 KWh/ano. O segundo objetivo é a contribuição para objetivos específicos e para as metas fixadas nos indicadores de resultado definidos na prioridade de Investimento do PO regional. Esta operação, após concretização, contribuirá para a redução em 64,8% do consumo de energia primária e a consequente redução das emissões de CO2 em 416,2 ton/ano.

“Esta é fase final de um investimento que irá diminuir substancialmente a despesa da autarquia com a iluminação pública e em simultâneo contribuir para reduzir a pegada ecológica sem diminuir a qualidade dos serviços e recursos energéticos. Um investimento que irá abranger todas as freguesias do concelho, criando condições para uma maior eficiência energética, melhorando a iluminação pública com a utilização de energias renováveis numa altura de preocupações acrescidas com as alterações climáticas. Este é um pequeno passo que fará toda a diferença na preservação do nosso planeta” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

De forma concreta, esta intervenção tem um investimento na ordem dos 857 142,00€, sendo 563 945,37€ financiados pelo programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, de acordo com a candidatura aprovada, e o restante valor 293 196,64€ suportados pela autarquia.

Uma intervenção que visa a substituição de 4900 luminárias que integram a rede de IP nas diversas freguesias do concelho, por um igual número de luminárias LED.

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados