Publicações
Boletim Municipal nº37
Notícias

Celorico de Basto promove “Empreendedorismo no Ensino Secundário”

14-05-2021

Jovens aprendem noções de “fazer acontecer” capacitando-se a nível pessoal

Esta ação “Empreendedorismo no Ensino Secundário” foi organizada pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e decorreu no dia 10 de maio, no cineteatro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, dirigida aos alunos do 11º e 12º ano de escolaridade. A mesma foi ministrada pela empresa Betweien.

A iniciativa decorre no âmbito da atividade “Empreende-te” inserida no plano de ação do eixo 1 – Emprego, qualificação e formação do CLDS 4G Celorico+Social.

Para a coordenadora do CLDS 4G, Elisabete Coelho “esta ação é direcionada aos jovens do ensino secundário porque estão mais próximos de ingressar no mercado de trabalho tornando-se por isso, fundamental dotá-los de capacidades para que possam estar mais preparados para o futuro. Queremos sensibilizar os jovens para o tema do empreendedorismo, não numa perspetiva de cada um abrir o seu próprio negócio e/ou criar do seu próprio emprego mas na perspetiva pessoal, sendo empreendedores ao adquirir competências que os tornem mais atrativos e aptos para as necessidades do mercado de trabalho”.

A abrir a sessão esteve o Diretor de Departamento do Município de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que procurou incentivar os jovens a ser empreendedores num concelho que “tem vindo a sofrer transformações profundas no mercado de trabalho” referindo que “ainda há bem pouco tempo grande parte da população trabalhava na agricultura para agora ser o sector secundário e o sector terciário os que mais pessoas emprega no nosso concelho”. Referiu a importância que terá para o concelho, “um bom aproveitamento do próximo quadro financeiro de apoio que inclui os fundos comunitários e a chamada “bazuca”. Referiu o aumento significativo do número de empresas instaladas no concelho, com predomínio para as pequenas unidades familiares”. A título de exemplo referiu “o dinamismo no setor do turismo com o aumento muito significativo do número de unidades turísticas já em funcionamento das muitas que hoje se estão a instalar. O setor do turismo tem tido uma alavancagem muito forte neste concelho muito por força de jovens empreendedores e também do volume significativo de pessoas vindas de fora do concelho, como das grandes cidades e de países nórdicos que olham para estes territórios como locais ideais para passar férias, descansar e até viver. Este é agora, um destino de eleição que está a competir com a praia e o turismo urbano”. José Peixoto Lima lembrou o próximo quadro comunitário vislumbrando a hipótese de “um desenvolvimento diferente para o concelho, recordando que os apoios financeiros são sempre majorados para os territórios de baixa densidade o que permite uma forte motivação empreendedora, recordando os jovens que há sempre a hipótese de falharem mas que isso não pode ser inibidor de tentar uma e outra vez”.

A ação foi ministrada por Vanessa Freitas da empresa Betweien que, de forma interativa e dinâmica, explicou em que consiste o empreendedorismo, “a capacidade de colocar as ideias em prática, com criatividade e inovação, acompanhando as transformações do mercado e perceber as oportunidades de negócio” deixando claro que não se nasce empreendedor, podemos aprender a ser empreendedores. Salientou que, o IEFP dispõe de apoios direcionados para jovens empreendedores à procura do primeiro emprego, promovendo assim, a criação do próprio emprego. Do muito que foi apresentado aos alunos, ficou claro que para se ser empreendedor é necessário uma rede de contactos e experiências múltiplas para conseguir transformar uma ideia de projeto em algo concreto. Nessa sequência, criou uma dinâmica de grupo, onde, juntos, apresentaram uma ideia de negócio que foi maturada e apresentada à plateia como possibilidade de ser colocada em prática, transformando-se em empreendedores.

 

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por