Sítio Oficial da Câmara Municipal de Celorico de Basto

História

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Inquéritos de Satisfação

20ª Festa Internacional das Camélias abriu com arte na Capital das Camélias

Projeto raiz apresentado ao público com arte urbana

Celorico de Basto deu ontem, 14 de março, inicio à festa de homenagem à rainha do Inverno, num fim de semana que promete ser “intenso” na oferta cultural, artística e cientifica, uma verdadeira ovação ao património natural e cultural, as camélias.

Esta vigésima edição arrancou com a “celebração” do projeto raiz, um projeto distinto que assinala os 20 anos desta festa e que conta com a implementação de um residência artística – Arte no Espaço Público, por quatro artistas convidados Godmess, Hazul, MrDheo e Mura e a criação de 4 murais em locais estratégicos de Celorico de Basto.

E foi em frente ao mural, em processo de criação pelo Mrdheo, que o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, deu as boas- vindas à comunidade para mais uma festa internacional. “Abrimos esta Festa Internacional com arte urbana, uma iniciativa integrada no projeto “raiz” que pretende “celebrar” a memória coletiva de Celorico de Basto, com as camélias como fonte de inspiração”. Um projeto criativo “que traz arte, cor, vida e uma revitalização do turismo cultural ao concelho de Celorico de Basto, que mobilizará a comunidade a visitar este concelho ao longo de todo o ano”.

Este projeto nasceu na sequência de um projeto maior, o Laboratório Vivo de Camélias e Jardins do Tâmega e Sousa, que arrancará a partir de hoje, às 15h00, com a celebração de um protocolo entre o Município e a Ciência Viva. Entidade que desenvolveu, no dia de ontem, uma palestra designada “conversas 100 floreados” onde foi apresentado todo o projeto que se pretende implementar com a celebração deste protocolo.

Conteúdo atualizado em 15 de Março de 2025 às 12:52