Ação Social Escolar

A ação social escolar visa implementar medidas de apoio, nas modalidades de apoios alimentares, transportes escolares, auxílios económicos e seguro escolar, destinadas às crianças da educação pré-escolar, aos(às) alunos(as) dos ensinos básico e secundário que frequentam escolas públicas e, excecionalmente, escolas particulares ou cooperativas. 

No âmbito da ação social escolar que visa apoiar todas as famílias do concelho, independentemente da sua condição socioeconómica, no esforço da educação das crianças, a Câmara Municipal, fornece Cadernos de Atividades a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

A atribuição de fichas abrange cerca de 500 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, contemplando as três áreas: Língua Portuguesa, Estudo do Meio e Matemática.  

Esta medida tem como objetivo apoiar as famílias nas despesas de educação dos seus educandos, com impacto positivo na poupança familiares.  

O almoço dos mais novos (pré-escolar e 1.º ciclo) é confecionado, diariamente, nos três refeitórios escolares sob a coordenação da autarquia e com a colaboração de uma nutricionista na elaboração das ementas. O menu escolhido é variado e incluiu uma sopa de legumes, um prato que pode ser de peixe ou de carne, alternadamente, e ainda a sobremesa, privilegiando a fruta da época, pão e água.

O Município garante transporte escolar gratuito em todos os as crianças do  pré-escolar e a todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, bem como a comparticipação do transporte escolar, em carreira publica,  aos alunos matriculados fora do concelho, em cursos  não existentes na área geográfica  do Município. 

É uma medida estabelecida pelo Ministério da Educação ao abrigo do Portaria n.º 644-A/2015 do Diário da República, 2.ª série — N.º 164 — 24 de agosto de 2015. 

Pretende proporcionar aos alunos/famílias a oferta de atividades de cariz formativo, cultural e lúdico e complementares das aprendizagens, associadas à aquisição de competências básicas, ocupando de forma adequada os tempos não letivos das crianças e jovens, em articulação com nos estabelecimentos e as necessidades das famílias. 

AAAF (Prolongamento de Horário) 

As AAAF são desenvolvidas por técnicos especializados e destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades.

CAF  

A CAFé o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC e durante o período da hora de almoço. 

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) 

As AECno 1.º ciclo do ensino básico são atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidem, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio. 

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) inserem-se numa estratégia alargada de articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família.  

Oferta AEC no ano letivo 2021-2022 

  • ALE – Artes Visuais, Drama e Teatro  
  • ALE – Expressão Musical 
  • Tecnologias de Informação e Comunicação 
  • Relaxamento 
  • Atividade Física e Desportiva/Dança 

Conteúdo atualizado em 19 de Maio de 2022 às 17:50

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt

Enviar mensagem
Nome*
Privacidade
Nome*
Privacidade
Enviar mensagem